Comitê recomenda banir o endossulfam em todo o mundo
CIÊNCIA
20/10/2010
Pesticida com os dias contados
Comitê recomenda banir o endossulfam em todo o mundo
O endossulfam, um inseticida e acaricida, aplicado em diversas culturas, incluindo café, cacau, algodão, cana-de-açúcar e soja, poderá ser banido em todo o mundo. Os 31 cientistas do comitê para Poluentes Orgânicos Persistentes, em Genebra, recomendaram ontem o fim do pesticida. No Brasil, este produto, altamente tóxico, ainda é usado em alguns cultivos.
O pesticida pode, por exemplo, causar câncer, distúrbios hormonais, comprometer o sistema nervoso e aumentar o risco de doença de Parkinson. Há dois anos, 8 mil litros vazaram da empresa Servatis, causando um grande desastre ambiental na região do Rio Pirapetinga, afluente do Paraíba do Sul.
Em agosto deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o banimento do ingrediente ativo endossulfam. O inseticida não poderá ser vendido no Brasil a partir de 31 de julho de 2013. Antes disso, a partir de 2011, não poderá ser mais importado e a fabricação em território nacional será proibida a partir de 31 de julho de 2012.
Michael Stanley Jones, um porta-voz do Programa de Meio Ambiente da ONU, disse que os governos vão decidir se aprovam a recomendação do comitê num encontro de signatários da Convenção de Estocolmo sobre produtos nocivos em abril 2011. Pelo menos 60 países já proibiram o pesticida.