Pessoas que bebem café são mais honestas, diz pesquisa americana

Edição do dia 01/07/2014


Cafeína age no organismo restaurando a autoestima e dando mais confiança. Sonolência deixa pessoas mais suscetíveis a atitudes antiéticas.

Café significa prazer para uns e necessidade para outros. Tomar aquele cafezinho durante o expediente é a melhor forma de espantar o sono. De acordo com uma pesquisa de universidades americanas, ele também ajuda funcionários a serem mais honestos.


O café, segundo essa pesquisa, além de despertar, é uma arma contra a tentação de fazer uma coisa errada no trabalho. Os professores da área de negócios de três universidades – de Washington, do Arizona e da Carolina do Norte – fizeram uma pesquisa e concluíram que o gatilho para ter um comportamento antiético no trabalho é dormir pouco. Segundo eles, a sonolência deixa as pessoas mais suscetíveis, mais vulneráveis a influências sociais, como o pedido de um chefe para fazer uma tarefa desonesta, por exemplo.


De acordo com a pesquisa, o café resgata a capacidade das pessoas de controlar a tentação, de sucumbir a algum pedido desonesto ou atitude antiética. A cafeína ajuda, porque ela dá uma turbinada no autocontrole, acelerando o metabolismo e fortalecendo a força de vontade. Principalmente para quem está exausto e dormiu pouco, a cafeína age no sentindo de dar mais confiança para as pessoas tomarem as decisões certas.


Os professores que fizeram a pesquisa disseram que manter um código de conduta para os funcionários nem sempre é suficiente para ter um ambiente com pessoas honestas. É importante que os funcionários durmam bem e façam exames regularmente para ver o nível de estafa. Segundo os pesquisadores, as empresas devem estimular as sonecas e possibilitar intervalos de almoço mais longos.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.