Postado por Nátaly Dauer – nataly.dauer@geek.com.br em 26/10/2010
Por Nátaly Dauer
Pesquisadores da Universidade de Chicago, Universidade de Cornell e da empresa iRobot Corp. (todas nos Estado Unidos) desenvolveram um novo tipo de garra robótica – sem tentar imitar a mão humana – usando apenas pó de café e um balão de festa.
A garra feita com uma bexiga e pó de café pode fazer delicadas tarefas como pegar um copo de vidro. Crédito: John Amend, U. Cornell.
Assim como comenta o site do TG Daily, às vezes a solução para alguns problemas é mais simples do que se pensa. De acordo com Hod Lipson, um professor associado da Universidade de Chicago, este universal robotic gripper é o mais próximo do que já se chegou ao real no desenvolvimento deste tipo de interação robótica, e ela poderia estar no mercado amanhã mesmo.
O projeto é uma parceria entre grupos de pesquisa da Universidade de Chicago, Universidade de Cornell, em Nova York, e da empresa iRobot Corp. Ele foi publicado ontem, na revista online Proceedings of the National Academy of Sciences, e foi financiado pela DARPA, a agência de pesquisas em defesa dos EUA.
A garra pode pegar até um ovo com extrema delicadeza. Crédito: John Amend, U. Cornell.
O funcionamento da garra é muito simples, conta o site da Cornell. Um balão de festas é preenchido com pó de café e preso a um braço robótico. Em contato com o objeto desejado, o balão se modela em torno dele e um vácuo é aplicado ao balão, tornando rigída a sua “pegada”. Para soltar o objeto, bastar liberar a pressão.
Segundo Lipson, os grãos do pó de café possuem propriedades interessantes para este uso. Quando não existe pressão, eles ficam livres e rolam uns sobre os outros. Porém, quando é aplicada uma pressão, eles se tornam sólidos. Mesmo assim, foram testados outros grãos, como a areia. Segundo o pesquisador, ela respondeu melhor no aperto, mas era muito mais pesada.
Um vídeo da operação da garra está disponível no YouTube, pela URL
http://tiny.cc/16w7n. É possível ver o braço robótico manuseando diferentes objetos, desde coisas pesadas até um frágil ovo. Mas as exibições se tornam mais interessantes quando o robô coloca água em uma xícara ou escreve. Vale a pena conferir.