24/03/2009 – O consumo diário de café nos EUA permaneceu o mesmo nesse ano em comparação com 2008. Apesar disso, o número de pessoas que preparam seu café em casa aumentou, informou a Associação Nacional de Café dos EUA (NCA, em inglês).
Dados de 2009 sobre o consumo de café coletados entre mais de 3.000 americanos foram disponibilizados pela NCA em sua convenção anual. “Os consumidores ainda veem o café como parte integral de suas vidas”, disse o presidente da NCA Robert Nelson. “Mesmo se as condições econômicas mudarem as escolhas do tipo de café consumido, o hábito de tomar café continuará em uma tendência crescente”, disse ele.
Dados preliminares mostraram que 54% dos adultos ingerem bebidas a base de café diariamente, em comparação com 55% de um ano atrás. Como a margem de erro da pesquisa é de 1,6 pontos percentuais, o consumo permaneceu estável, afirmou a NCA. Das pessoas que disseram que consumiram café no dia anterior, 83% disseram que o fizeram em casa, alta de 5% em relação ao ano passado.
“A indústria de café, como um todo, não parece estar sofrendo tanto, parece que é mais resistente a recessão”, disse Mark DiDomenico, diretor de estratégias para o consumo da Sara Lee Foodservice. “No café gourmet é que vemos uma certa queda”, disse ele. O consumo diário de café gourmet, que inclui bebidas espresso, caiu a 14%, e voltou a níveis de 2007, disse ele. Em 2008, a categoria representava 17% do mercado.
Outro dado que registrou queda foi o referente àquelas pessoas que consumiram café na semana passada ou ano. O consumo nesse grupo caiu 3 pontos percentuais para 63% e 77%, respectivamente. Esses números sugerem que aquelas pessoas que consumiam café com menos frequência podem ter parado, revelou o estudo.
A pesquisa realizada pela NCA é feita desde 1950 e é a mais longa série estatística de padrões de consumo de café, disse DiDomenico.