Pesquisa da USP comprova: consumo moderado de café faz bem à saúde

Terça-Feira, 1 de Outubro de 2013 | CenárioMT

Os resultados apontam para efeitos benéficos na saúde quando o consumo é feito em doses moderadas. “Já se sabe que a ingestão de altas doses de cafeína pode desempenhar efeitos deletérios na pressão arterial e na frequência cardíaca”, afirma o médico Bruno Mahler Mioto, um dos cientistas envolvidos na pesquisa. O médico, contudo, garante que quando se analisa a ingestão habitual de café, os resultados obtidos são geralmente neutros ou positivos.

Os participantes do estudo inicialmente ficaram 21 dias sem ingerir café. Em seguida, tomaram café continuamente, 450 ml por dia, em dois períodos de 28 dias. Em cada fase foram realizados exames de holter (que mede a frequência cardíaca permanentemente ao longo do dia), colesterol, pressão arterial, testes de esteira e de reatividade vascular. Nos testes de esteira, os consumidores de café tiveram melhor performance atlética e maior tempo de exercício, até mesmo nos pacientes com problemas cardíacos.

Outro benefício para a saúde associado ao café é na prevenção de doenças, como comentou Mioto: “um estudo com 300 mil pacientes realizado nos Estados Unidos revelou que o café está associado à diminuição de mortalidade total, por doenças cardiovasculares ou mesmo devido a causas externas”. A literatura médica também registra que o café tem efeito protetor contra diabetes.

Fonte: SP Notícias e Universidade de São Paulo

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.