O Ministério do Comércio Exterior e Turismo do Peru informou que os Ocex (Escritórios decomércio do Peru no Exterior) estão trabalhando em cima de uma agenda para posicionar e promover o café peruano com valor agregado e certificação orgânica em nível mundial.
A ministra de Comércio Exterior e Turismo, Magali Silva, detalhou que para isso se tem programado para este ano diversas atividades, com a 26ª edição da feita internacional da SCAA (Associação de Cafés Especiais dos Estados Unidos), de 24 a 27 de abril, em Seattle.
“Este é um ano muito ativo. Temos uma agenda carregada para seguir no trabalho sobre o posicionamento do nosso café no exterior”, manifestou.
Outras atividades são a Missão Comercial à Scae (Feira de Cafés Especiais da UniãoEuropéia), em Rimini, na Itália, de 18 a 22 de junho, e a participação da JuntaNacional do Café na Expoalimentaria, de 27 a 29 de agosto.
Além disso, ocafé peruano terá presença, de 24 a 26 de setembro, em uma feira na cidade deHamburgo, na Alemanha, além de uma Rodada de Negócios da Expo Café, em 27 desetembro, em Lima Peru, além da Seoul Café Show, de 20 a 23 de novembro, na capital da Coréia do Sul.
A ministra recordou que, através da Ocex Peru em Toronto, no Canadá, uma caravanaparticipou da feira Coffee Cup, organizada pela Sial Canadá, entre 02 e 04 deabril.
“Estamo sem coordenação permanente com a Ocex Toronto para ver os contratos de venda que ocorrem nessa feira”, disse a ministra Magali, que ressaltou que no Perumais de 13 regiões cultivam café e cerca de um milhão de pessoas vivem do cultivo e comercializam esse produto.
“O café éuma planta que se aclimata muito bem em nosso país, além disso, somos os líderes no mercado de cafés especiais. É importante a realização desses encontros e feiras, onde se promove o pequeno produtor e se pode cativar oconsumidor mais exigente”, ressaltou.
Ao longo de um evento na sede do Ministério foi feita a apresentação da delegação peruana que participará do evento da SCAA. Também esteve presente ao evento o ministro da Agricultura e Irrigação, Juan Manuel Benitez, o presidente da Junta Nacional de Café, Lorenzo Castillo, assim como o diretor da Comissão de Promoção do Peru, Luis Torres.
Agnocafé