Pergunta
Gostaria de tirar uma dúvida sobre mudas enxertadas de cafeeiro.
1) – As mudas devem ser enxertadas na região hipocotiledonar, no estádio palito de fósforo (que fase é esta?) usando a espécie Coffea arabica como porta-enxerto e Coffea canephora como enxerto, na qual aumentaria a tolerância à defi! ciência hídrica e resitência a nematóides ?
Agradeço a atenção dispensada, e fico aguardando retorno.
Antonio Lanter B. de Oliveira
Resposta
Prezado Sr. Lanter,
Muda de café enxertada é uma importante recomendação para áreas de plantio com ameaça de infestação de nematóides Meloidogyne exigua, M. incognita e M. paranaensis, devido provocar limitação na formação de cafezais com mudas normais ou de pé franco, principalmente para as cultivares Catuaí e Mundo Novo que são mais suscetíveis.
O Apoatã (IAC 2258) é um material pertencente à espécie Coffea canephora, indicado como porta-enxerto (cavalo) para qualquer uma das cultivares de Coffea arabica. Este material está sendo selecionado pelo IAC para ser recomendado também como cultivar comercial para plantio em áreas que cultivam Coffea canephora ou café robusta.
Para se realizar o processo de enxertia por garfagem é preciso fazer duas sementeiras sendo uma para a variedade porta-enxerto ou cavalo e outra para a cultivar enxerto ou cavaleiro. As mudas serão arrancadas no estádio de palito-de-fósforo, objetivando a preparação para a enxertia, efetuando-se um corte transversal de fenda de 1,0 a 1,5 cm para o porta-enxerto e corte de uma cunha no enxerto para encaixe na fenda do cavalo, fixando com amarração de uma fita plástica.
Vale salientar que existem cinco fases ou estádios que envolvem a germinação e a emergência das plântulas de café como a esporinha, o joelho, o palito-de-fósforo, a orelha-de-onça e os pares de folhas verdadeiras. A fase palito-de-fósforo acontece quando a alça hipocotiledonária vai se tornando retilínea, levando a semente que emerge do solo, já com as folhas cotiledonares bastante desenvolvidas más ainda presas em restos de endospermas.
A região hipocotiledonar ou hipocótilo onde se faz os cortes para enxertia, corresponde a parte de uma plântula situada entre os cotilédones e a radícula, praticamente semelhante ao um mini-caule.
Julio Cesar Freitas Santos
/ Pesquisador Fitotecnísta Embrapa Café / Epamig Patrocínio