Pausa para alucinações?

Por: 19/05/2009 11:05:28 - O Norte - PB

 

19/05/2009 11:05:28 – O Norte – PB
Reino Unido (EFE) – Psicólogos da Universidade de Durham, no Reino Unido, divulgaram na revista “Personality and Individual Differences” conclusões sobre o consumo excessivo de café. Segundo o estudo, consumir sete xícaras de café por dia predispõe o indivíduo a sofrer alucinações. Ouvir vozes inexistentes, ver coisas que realmente não existem, incluindo pessoas mortas, de acordo com os pesquisadores, poderiam possuir relações com o aumento dos níveis do hormônio cortisol causado pela cafeína.


A substância presente no café, no chá e no chocolate provoca palpitações cardíacas e, diz o estudo, comportamentos psicóticos – como a esquizofrenia. Para os pesquisadores da Durham, os sintomas estão relacionados com o nível de estresse que aumenta a propensão a alucinações e sentimentos persecutórios.



café aumenta o nível de estresse de quem o ingere em quantias exacerbadas. Foto: Ines Campelo/DP/D.A Press. Para realizar o estudo, os pesquisadores pediram a 219 estudantes não fumantes que preenchessem questionários sobre seu consumo de cafeína. Entre os entrevistados, 10% consumiam o nível máximo de cafeína considerado, ouseja, sete xícaras de café ou oito de chá, e nove deles tinham ouvido coisas sem que houvesse ninguém por perto – incluindo a “presença de pessoas mortas”. Entre as 22 pessoas com menor consumo de cafeína, só três tinham alucinações.


Os pesquisadores disseram que as descobertas se deviam ao fato de que o café aumenta os níveis do hormônio do estresse chamado cortisol – responsável por permitir a possibilidade de se ouvir vozes. “Isso apóia em certa medida nossa primeira hipótese, que consiste em afirmar que quando os níveis de estresse são os indicados, a ingestão de cafeína está relacionada com os níveis de experiências de tipo psicose”, assinala o estudo.


Embora ter alucinações não seja uma coisa comum – já que apenas 3% das pessoas ouvem com frequência vozes inexistentes – os autores do estudo fizeram ressalva de que não se podia afirmar contundentemente que a cafeína causou as alucinações. Os psicólogos afirmaram que as mudanças no consumo de alimentos e bebidas podem ajudar as pessoas que sofrem de alucinações a superá-las ou a reduzir sua freqüência. Por isso pediram mais pesquisas sobre o tema.


Vida longa


A cafeína, no entanto, também revela efeitos positivos. Pesquisas anteriores apontam para o aumento na expectativa de vida entre os consumidores da substância. No estudo realizado por Ester López García, do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Autônoma de Madri, no ano de 2006, foram levados em conta outros fatores de risco como o tamanho corporal, o consumo de tabaco, a dieta e doenças específicas.


Os pesquisadores descobriram que as pessoas que bebem mais café têm menos probabilidades de morrer. O relatório acrescentava que isso se devia principalmente a um menor risco de doenças cardíacas entre quem ingere a bebida e, além disso, não se descobriu nenhuma ligação entre o consumo de café e as mortes por câncer, como frequentemente se chegou a relacionar. O café é uma bebida deliciosa que os árabes descobriram há séculos e que se transformou em uma infusão degustada no mundo todo. Tomadocom precaução, é um dos prazeres diários mais importantes.


Entenda o estudo:


Pesquisadores descobriram que a cafeína estimula a produção do hormônio do estresse, o cortisol;


Em quantidades excessivas, a substância gerada leva o indivíduo a sofrer vários tipos de alucinações;


O problema pode ir de esquizofrenia a audição de vozes de pessoas mortas e inclui, ainda, a sensação de ser perseguido;


Os cientistas preferiram, no entanto, optar pela cautela. Não afirmam categoricamente que o café é alucinógeno porque somente 3% dos 219 estudantes pesquisados apresentaram o comportamento com alucinações.


Fonte: Personality and Individual Differences

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.