Da Redação com Ascom/Acarpa
O curso de Qualificação para Juízes de Cafés Especiais, reconhecido pela SCAA (Associação Americana de Cafés Especiais) será feito em duas edições no Brasil. As duas no mês de agosto, no Centro de Excelência do Café do Cerrado, em Patrocínio, MG.
O curso será ministrado para duas turmas. A primeira turma, no período de 5 a 11 de agosto e a segunda de 12 a 18 de agosto. Será realizado em sistema de imersão, ou seja, são sete dias dedicados ao aprendizado nesta metodologia universal de prova de café. Dois dias serão de preparação e cinco dias com o instrutor da SCAA – Mané Alves. Durante o curso serão aplicados testes e se o candidato for aprovado, recebe o título de juiz da SCAA.
Só 18 por turma
Como é um curso totalmente prático, o número de alunos é reduzido, são apenas 18 por turma. Curso este, que habilita os profissionais a classificar cafés segundo a Metodologia de Avaliação Sensorial de Cafés Especiais da SCAA, que se baseia na avaliação de dez diferentes atributos sensoriais do café, sendo o resultado expresso dentro de uma escala que vai de zero a 100 pontos.
Segundo nota da assessoria de imprensa da Acarpa(Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio), “este curso de qualificação constitui-se, em grande parte, de avaliações das aptidões dos profissionais, compreendendo provas de sensibilidade olfativa e gustativa, além de várias disciplinas técnicas”, diz a nota.
Custo
O custo do curso é de R$ 2,7 mil por pessoa, incluindo o curso preparatório, o curso da SCAA e almoço por sete dias. Se a inscrição for feita depois do dia 25 de julho, valor sobre para R$ 3 mil.
Informações e inscrições: cec@cafedocerrado.org, ou no telefone 34 3831 8080 (Maristela/Patrícia)