Parlamentares conhecerão café do cerrado em Dia de Campo

12/08/2009 – O café do cerrado de Minas Gerais poderá ser apreciado pelos parlamentares que participarão do Dia de Campo Parlamentar, que ocorrerá na manhã do dia 13 de agosto, na Embrapa Cerrados (BR 020, Km 18 – Planaltina-DF). O café será servido em estande da Embrapa Café montado no auditório daquela Unidade da Embrapa para a distribuição do café espresso para degustação. Além disso os parlamentares terão acesso às informações sobre pesquisas realizadas pelo Consórcio Pesquisa Café.


Os deputados e senadores serão recebidos no dia pelo diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, para uma programação que inclui, além da apresentação de resultados de pesquisa da Embrapa na região dos cerrados, a visita ao campo experimental de solos da Embrapa Cerrados e a degustação de produtos elaborados com frutas do cerrado.


A Frente Parlamentar do Cooperativismo estará representada no evento pelo deputado federal Odacir Zonta (PP-SC). O deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) representará a Frente Parlamentar da Agropecuária e o deputado Paulo Piau (PMDB-MG), a Frente de Apoio à Pesquisa. A Organização das Cooperativas Brasileiras, entidade promotora do evento ao lado da Embrapa, será representada por seu presidente, Márcio Lopes de Freitas.


O café dos cerrados


Com uma área correspondente a 24% do território brasileiro, o cerrado foi considerado por um bom tempo uma área inóspita para a agricultura. No entanto, com os avanços da ciência e tecnologia, a região é hoje uma das responsáveis por grande parte da produção agropecuária do país.


A região do Cerrado Mineiro é a primeira produtora de café demarcada no Brasil desde abril de 1995. Abrange 55 municípios, localizados no Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas, apresentando padrão edafoclimático uniforme e possibilitando a produção de cafés de alta qualidade.


A perfeita definição das estações climáticas, com verão quente e úmido, e inverno ameno e seco, fazem da região local perfeito para a produção de excelentes cafés.


Em 2005, a região do cerrado mineiro foi reconhecida como a primeira Denominação Geográfica de Café do Brasil e do Mundo, segundo normas da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), ganhando, assim, “status” semelhante às mais famosas regiões produtoras de vinho.


Jurema Iara Campos (MTb 1.300/DF)


Com informações de Clarissa Lima Paes, jornalista da Embrapa Cerrados.


Fone: (61) 3448-4085


www.embrapa.br/cafe


jurema.campos@embrapa.br


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.