Aliança entre Rei do Mate, Café do Centro e Italian Coffee promoveu o
aumento do consumo de cafés na rede de cafeterias e repercutiu em toda a
cadeia
Out/2007 – Há quatro anos, o Rei do Mate vendia 125 mil cafezinhos por mês em
toda a rede. Com o fortalecimento das marcas de grão gourmet no mercado, a
empresa deciciu investir em café de qualidade para atrair ainda mais
consumidores. Nasceu então a parceria com a Café do Centro – uma das principais
torrefadoras de cafés especiais e gourmet do país – e com a Italian Coffee –
líder em máquinas profissionais de espresso. A iniciativa deu certo. Hoje, o Rei
do Mate tem uma saída de 250 mil xícaras de café mensalmente, um crescimento de
100%.
A migração de cafés comuns para o tipo gourmet do Café do Centro garantiu um
sabor diferenciado à xícara oferecida pelo Rei do Mate: com um blend mais
encorpado, menos ácido e mais cremoso, o café ganhou status diferenciado na
rede. O grão gourmet também foi incorporado aos drinks e cappuccinos, que se
tornaram mais glamourosos, sem com isso, serem vendidos a preços exorbitantes.
Qualidade – Feita a troca de tipos de café, o Rei do Mate também teve a
preocupação em investir na qualificação de seus funcionários no momento de tirar
a bebida. Com isso, recorreu à empresa de máquinas de espresso Italian Coffee,
que colocou seu centro de excelência – local onde os funcionários dos
estabelecimentos que utilizam os equipamentos Italian Coffee são treinados para
tirar uma bebida no seu estado perfeito – à disposição.
O Rei do Mate passou a ter um treinamento permanente dado por baristas
especializados cedidos pela Italian Coffee. O treinamento abrange a rede inteira
e é dado no esquema de rodízio: quando todas as lojas encerram uma etapa, o
treinamento recomeça de um ponto diferente.
“A parceria foi de grande importância para o Rei do Mate: ao oferecer um grão
de qualidade, tirado em uma máquina adequada e por profissionais habilitados,
resultou num retorno imediato das vendas. Além disso, a aliança impulsiona a
cadeia toda, da colheita do grão à xícara de café”, afirma Antonio Carlos
Nasraui, diretor comercial do Rei do Mate.
Sobre o Café do Centro
A Café do Centro – uma das principais produtoras de Café Gourmet e Especial
do país – disponibiliza Cafés Especiais de várias regiões diferentes, como
Mogiana, Paraná, Bahia, Cerrado Mineiro, Espírito Santo e Sul de Minas. Está
presente na carta de lugares sofisticados, como A Bela Sintra e La
Tambouille.
www.cafedocentro.com.br
Sobre a Italian Coffee
Italian Coffee, líder nacional em máquinas de café expresso, iniciou suas
atividades em 1988. A empresa tem sua atuação focada em Máquinas Profissionais e
em Vending Machines. As primeiras são utilizadas por estabelecimentos
comerciais, como bares e restaurantes. Já as vending machines (de auto-serviço)
são direcionadas ao uso corporativo. Em 2006, a empresa atingiu uma base de 10
mil máquinas instaladas.
Sobre o Rei do Mate
A empresa é a 5ª maior rede franquia de alimentação do Brasil em número de
lojas e a 2ª maior cafeteria também em unidades de ponto de venda. A perspectiva
para o ano de 2007, é que o Rei do Mate abra cerca de 35 unidades até o final do
ano, chegando a 240 unidades em operação.
www.reidomate.com.br