parceria entre a Wheaton e a Companhia Cacique de café Solúvel Uma aula sobre como explorar embalagens para atingir diferentes nichos

25 de abril de 2007 | Sem comentários Cafeteria Consumo

A parceria entre a Wheaton e a Companhia Cacique de café Solúvel já coleciona uma diversificada lista de projetos de embalagem desenvolvidos de modo a atingir adequadamente diferentes mercados e seus respectivos nichos. Às vésperas da Copa do Mundo da Alemanha, por exemplo, a empresa detectou a necessidade de criar uma embalagem diferenciada para colocar um produto premium na Rússia, país conhecido como grande consumidor de café freeze dried (liofilizado) e principal mercado da Cacique no exterior. Seguindo a estratégia de utilização de potes de vidro, considerados um diferencial no mercado russo, cujos maiores volumes são atendidos pelas latas de aço, a empresa recorreu à Wheaton “por sua experiência em embalagem diferenciada”, conta Haroldo Bonfá, diretor adjunto de marketing internacional e comercial da Companhia Cacique de café Solúvel.

Uma das ações envolveu a marca café Pelé versão Champ10n (assim, com 1 e 0 no lugar de I e O), que foi aplicada a um pote de vidro de formato quadrado. Criado por uma agência russa, o rótulo em caracteres cirílicos traz a imagem do atleta com a camisa 10 de costas, num estádio. “Como antes da Copa a torcida na Rússia e em outros países da Europa Central onde a marca Pelé também está presente era muito forte pelo Brasil, apelamos para as cores verde e amarela”, conta Bonfá.

O sucesso da marca Champ10n impulsionou o lançamento, no mesmo pote da Wheaton. de outras marcas, para outros nichos. No frasco de vidro, mudaram apenas as medidas. O pote de 50 gramas, por exemplo, nasceu da necessidade de atingir um nicho que consumia quantidades menores, como singles e também os interessados nesses produtos premium mas sem poder aquisitivo para comprar embalagens de 100 gramas ou de 200 gramas. nascidas simultaneamente com as de 50 gramas. Interessante nesse desenvolvimento – feito, como todas embalagens, pela Divisão de Mercado Interno da Cacique – é que todos os frascos foram projetados de modo a aproveitar a mesma tampa da Sonoco For-Plas. Dessa forma, a boca tem o mesmo diâmetro – 48,10 milímetros – nas três medidas do pote.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.