Paraná: tecnologia e genética do Norte do Estado impressionam sul-africanos

27 de fevereiro de 2007 | Sem comentários Biotecnologia Tecnologias
Por: 26/02/2007 08:02:17 - Página Rural

Londrina/PR – Uma comitiva da África do Sul, com 21 proprietários rurais visitou ontem o Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina, com o objetivo de conhecer um pouco do rebanho bovino do Estado. Eles foram recepcionados por diretores da Sociedade Rural do Paraná (SRP), pecuaristas da região e diretores do Londrina Convention & Visitors Bureau (LCVB).


Depois de vídeo e palestra na sede da Sociedade Rural, os sul-africanos assistiram na pista central do Parque Ney Braga um verdadeiro desfile de animais de diversas raças e qualidade genética existente no Norte do Paraná. Passaram pela pista nelore, angus, caracu, limousin, marchigiana, simenthal, brahma, pardo-suíço, guzerá, simbrasil e linflex. Os animais foram apresentados na sua história e adaptação a região por técnicos da associação de cada raça e proprietários..


Para Van Schalkwyk Stapelberg, um dos participantes do grupo e presidente da associação Agri Piet Retief, entidade agrícola que congrega todos os visitantes do grupo, o investimento em genética e pesquisa aplicados no Norte do Estado e a qualidade dos animais apresentados causaram impacto. A impressão foi a mesma sobre os animais das propriedades visitadas pelo grupo na região.


“”Não esperávamos isto. Na África do Sul investimos pouco em pesquisa e tecnologia. Aqui é diferente. Ficamos impressionados também com o desenvolvimento das lavouras. Ainda plantamos na forma convencional e o Norte do Paraná é pioneiro no plantio direto, o que modifica a produção e a conservação do solo. Este tipo de tecnologia podemos aplicar lá””, coloca Stapelberg.


Outro interesse do grupo é a tecnologia do biodiesel, matriz energética que o Brasil deve consolidar no parque industrial e no campo até julho. A visita a Embrapa Soja reforçou o interesse em adaptar e aplicar esta tecnologia na África do Sul. O grupo de sul-africanos chegou à região sexta-feira e visitou propriedades em Campo Mourão, Jataizinho, Londrina e Apucarana. Hoje seguem para Foz do Iguaçu e depois Buenos Aires (Argentina).


A vinda da comitiva sul-africana a Londrina já é fruto de uma nova estratégia implementada pela Sociedade Rural do Paraná, que pretende se tornar referência como destino turístico técnico. Recentemente, a entidade recebeu uma comitiva de produtores franceses, interessados em conhecer melhor a cultura de café no Estado.


Esta nova estratégia tem parceria com o Londrina Convention & Visitors Bureau (LCVB) que segundo a gerente executiva da entidade, Maitê Ulhmann tem como visão tornar Londrina e o Norte do Paraná um destino Internacional de Eventos.


Fonte: http://www.paginarural.com.br/noticias_detalhes.asp?subcategoriaid=61&id=57535&Paraná:tecnologiaegenéticadoNortedoEstadoimpressionamsul-africanos
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.