Paraná: Cocamar desenvolve programa para melhorar a produtividade do café

9 de janeiro de 2007 | Sem comentários Comércio Cooperativas
Por: Pagina Rural

Maringá/PR – Com uma área de 10,6 mil hectares de lavouras cafeeiras em sua região, a Cocamar começa a implementar um programa visando a melhorar a produtividade dessa cultura. Para isso, segundo informou o Departamento Técnico da cooperativa, uma equipe técnica específica, formada por engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, está sendo estruturada para atender regionalmente. Entre outras iniciativas, o programa visa capacitar os produtores através de atividades como assistência técnica coletiva, instalar campos demonstrativos para dias-de-campo, conduzir parcelas com tecnologias diferenciadas e atuar, ainda, na viabilização de mudas.

De acordo com o engenheiro agrônomo José Roberto Gomes, gerente do Departamento Técnico da cooperativa, a média de produtividade obtida pelos cafeicultores na região da Cocamar é de 15 sacas por hectare, considerada baixa. Ele informa que apenas 2% dos produtores encontram-se na faixa de alta tecnologia, colhendo acima de 50 sacas/hectare, enquanto 20% situam-se na faixa de médio nível tecnológico, obtendo acima de 30 sacas/hectare. Os restantes 8% colhem irrisórias 7 sacas por hectare em média.

O objetivo do programa é dobrar a produtividade média dos cafezais até 2011, passando para 30 sacas por hectare na região da cooperativa. Com isso, segundo Gomes, será possível saltar de 2% para 17% a participação de produtores com alta tecnologia e de 30% para 50% os de média tecnologia. O gerente acredita, ainda, que haverá um estímulo em relação ao crescimento da área cultivada da ordem de 5% ao ano, o que se refletirá também no maior volume de recebimento por parte da cooperativa.


Rogerio Recco


Data: 9/1/2007 – 14:00
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cocamar

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.