Parána – Centrais fazem coleta de agrotóxico irregular em municípios do PR

Por: G1

10/04/2013 
 

Agrotóxicos estocados nas propriedades passaram a ser proibidos. Agricultores aproveitam campanha da Secretaria Estadual de Agricultura. 

No ponto de coleta, carros carregados de agrotóxicos não param de chegar.


Quirino Kesler é diretor da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São José das Palmeiras, cidade distante quase 100 quilômetros de Cascavel. Ele trouxe cerca de 600 quilos de produtos que estavam em fazendas do município.


Quirino conta que um único produtor tinha agrotóxicos estocados há 40 anos e que não sabia que destino dar ao veneno.


Os agrotóxicos recolhidos são todos proibidos no Brasil. O BHC é o mais conhecido e era utilizado nas lavouras de café. O uso foi proibido em 1985 porque ele pode causar câncer, contaminar o solo e os lençóis d’água.


Todos os produtos que chegam são pesados e serão levados por uma empresa especializada para São Paulo, onde serão incinerados.


A previsão da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Paraná é recolher 16 toneladas de agrotóxicos só na região de Cascavel.


O produtor que ainda tem agrotóxico proibido estocado na propriedade vai poder entregar estes produtos na próxima campanha. Para isso é preciso fazer um cadastro nas unidades da Emater. O prazo vai até 15 de julho.


A campanha atual de recolhimento vai até o final de abril. De acordo com a Emater, a meta é recolher, este ano, 390 toneladas de produtos em todo o estado.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.