fonte: Cepea

Para uma boa xícara em casa, siga as cinco dicas de Isabela Raposeiras

07/12/2006 05:12:24 –

9 de dezembro de 2006 | Sem comentários Barista Consumo
Por: O Estado de São Paulo

Ter um bom grão é apenas o começo. Um bom começo, claro. Mas existem outros segredos para fazer o melhor café em casa, como a qualidade da água e o modo correto de preparo. Vencedora do primeiro Concurso Nacional de Baristas, realizado pela Associação Brasileira de cafés Especiais, em 2002, Isabela Raposeiras comanda hoje a Academia de Barismo (R. Cônego Eugênio Leite, 1.121, Pinheiros, 3375-7400), na qual presta consultorias, dá palestras, elabora cardápios, desenvolve blends, promove cursos e treinamentos. Confira aqui as dicas da especialista na hora de preparar seu café.

1 Escolha sempre um produto gourmet, com grãos 100% Arábica, e verifique se a procedência está indicada na embalagem. Esses cafés custam a partir de R$ 24, o quilo. Compre em menor quantidade, para que o consumo seja rápido.

2 Prefira em grãos e moa na hora, antes de preparar a bebida. A moagem grossa deixa o café menos amargo. Caso não tenha moedor, tente com o processador. O café já moído deve ser guardado em potes herméticos na geladeira.

3 A água deve ser mineral (de garrafa). Além de mais saudável, não possui cloro e seus minerais combinam com os óleos essenciais do café. Na hora de esquentar a água, se estiver abaixo do nível do mar, não deixe ela ferver. Se estiver acima de 800 metros de altitude, deixe ferver e desligue imediatamente quando entrar em ebulição. Quando a água ferve ela perde oxigênio, responsável por ativar os óleos essenciais.

4 A presença de acidez é uma qualidade. O que faz mal são impurezas, como a casca da fruta e grãos carbonizados na torra. Um bom café não pode ser agressivo. Deve descer redondo e jamais ter amargor residual, que faça querer uma balinha depois. É permitido, no máximo, um amargor inicial.

5 O melhor método de preparo é aquele que você gosta, seja ele turco, na cafeteira italiana, no coador de papel ou tecido e na extração francesa. Mas faça café suficiente para beber em até 15 minutos, fresquinho. Não misture o pó na água ainda no fogo, para não cozinhar o café e perder seus aromas. E lembre-se: com um bom grão, vale qualquer ritual

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.