NOVA YORK (Reuters) – A relação entre oferta e demanda para o café em 2006/07 está perto do equilíbrio, e os baixos estoques nos países produtores são “muito preocupantes”, disse nesta sexta-feira Nestor Osorio,diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC).
“Nunca antes nós vimos uma situação na qual os estoques dos países produtores estivessem tão baixos”, disse Osorio durante um encontro da indústria na sexta-feira.
Até o final de março, os estoques de passagem no Brasil, maior produtor e exportador de café, devem ficar em torno de 9 milhões de sacas de 60 kg, cerca de 50 por cento abaixo do mesmo período do ano passado e no menor nível desde 1957, disse Osorio.
Os estoques de passagem em todos os países produtores somados atingem de 20 milhões a 22 milhões de sacas, disse ele à Reuters após o encontro.
Em seu último relatório mensal, a OIC estimou a produção mundial entre 120 milhões e 122 milhões de sacas para 2006/07, com a oferta ligeiramente maior que a demanda, após um déficit de alguns milhões de sacas em 2005/06.
(Por Jeff Coelho)