O Pão de Açúcar, referência na venda de cafés no Brasil, inicia esta semana o 1º Festival de Cafés, evento que marca o novo calendário de ações programadas pela rede para promover a bebida. Até o dia 31 de maio, os clientes que passarem pelas lojas Pão de Açúcar encontrarão ofertas especiais na seção de cafés, além de novidades em safras e na área de bazar, com produtos voltados para o consumo da bebida. A ação pontua também o Dia Nacional do Café, comemorado no dia 24 de maio. Para 2006, a rede prevê crescimento de 15% nas vendas de café.
Entre as novidades, a rede comercializará, a partir do dia 15 de maio, quatro das marcas que compõem a 2ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil, formada pelos lotes de cafés gourmets vencedores do 2º Concurso Nacional ABIC de Qualidade. O Pão de Açúcar venderá a safra limitada das marcas Moka, Floresta, Serra da Grama, além da Cassiano, que será comercializada com exclusividade pela rede.
No total, são mais de 150 itens, entre 50 marcas diferentes, disponíveis nas gôndolas Pão de Açúcar, entre nacionais e importados. Na categoria de especiais, os clientes encontram opções de orgânico, descafeinado e aromatizado e na versão tradicional, o produto em sache ou a vácuo. Há ainda opções em grão, solúvel e para cappuccino. Outros produtos a base de café, como bolo e licor, são também comercializados na rede. O Pão de Açúcar oferece ainda uma seção de bazar com dezenas de produtos para o consumo da bebida, como: garrafas térmicas, cafeteiras italianas, canecas, xícaras de café e de cappuccino, bules e potes para armazenagem.
Para divulgar o 1º Festival de Cafés, o Pão de Açúcar preparou inúmeras ações de marketing. Entre elas, uma revista Pão de Açúcar Especial Café, produzida e publicada em parceria com a revista Prazeres da Mesa. O objetivo é informar o cliente sobre os diferentes tipos de café, novos produtos, modos de preparo, receitas utilizando o café como ingrediente e até mesmo os benefícios que a bebida oferece para saúde. No ponto de venda, o café também ganhará uma exposição diferenciada. Além das gôndolas destinadas para o produto, haverá degustações da bebida e uma exposição diferenciada na entrada das lojas para o Festival. Acompanhando a nova campanha da rede, “Pão de Açúcar tem tudo do jeito que você quer”, o café também ganhará uma Revista de Ofertas especial, como o tema “Quer provar o melhor café?”.
CAFÉS PÃO DE AÇÚCAR
Para aprimorar ainda mais o atendimento aos clientes interessados em café, o Pão de Açúcar desenvolve um trabalho inovador no mercado brasileiro. Um dos diferenciais é a capacitação de 40 atendentes, com um treinamento voltado especificamente ao café, para orientar os clientes na escolha do café ideal para cada necessidade. A moderna ambientação das gôndolas possui exposição didática que oferece conforto e praticidade, além de informação, na hora da compra.
Outro serviço pioneiro é Mini Indústria de Café instalada na loja Pão de Açúcar Real Parque, a primeira em um supermercado brasileiro. Dedicada aos cafés de alta qualidade, a ilha oferece aos clientes a oportunidade de montar seu próprio blend, com cafés originados de fazendas de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia. Todo esse trabalho é acompanhado pela consultora de cafés da rede, a cafeóloga Eliana Relvas. Pioneiro na América do Sul, o Pão de Açúcar é a segunda loja no mundo a contar com a assessoria de uma especialista em cafés – somente a Hediard, de Paris, oferece esse tipo de serviço. Eliana Relvas é também coordenadora do Centro de Preparação do Café do Sindicato da Indústria do Café e está à frente de outras atividades que promovem o café dentro da rede, como degustações e palestras aos clientes.
O Pão de Açúcar também disponibiliza o site www.pacafes.com.br que traz informações atualizadas sobre a bebida.