Na tarde de ontem, pancadas de chuva alcançaram áreas de café acumulando 60mm em Guaxupé-MG, 45mm em Franca-SP e 30mm em São Sebastião do Paraíso-MG.
Proporcionalmente, o acumulado mensal está abaixo do normal em todo o Centro e Sul do Brasil, mas mesmo assim, Cabo Verde-MG e Guaxupé-MG aproximam-se dos 100mm. Pelos próximos sete dias, as pancadas de chuva serão mais intensas que o normal em Minas Gerais e sul do Espírito Santo com acumulados entre 50mm e 90mm.
Na Mogiana, estima-se algo entre 50mm e 60mm, enquanto no norte do Espírito Santo, sul da Bahia, Alta Paulista e norte do Paraná, o acumulado oscilará entre 20mm e 50mm. A precipitação vem acompanhada de rajadas de vento e eventual queda de granizo no Paraná, São Paulo e Minas Gerais pelos próximos dois dias.
No decorrer da segunda quinzena de novembro, a chuva prosseguirá sobre as áreas cafeeiras, mas o acumulado será mais baixo não devendo alcançar 50mm na Mogiana e em parte do sul de Minas Gerais. Apesar da chuva, a temperatura permanecerá mais elevada que o normal, mas sem extremos.
Nas últimas 24 horas, não houve registro de grande acumulado de chuva nas áreas de café monitoradas por estações.
Para hoje, há previsão de pancadas dispersas de chuva pelo centro e sul do Brasil com maior acumulado sobre partes da Zona da Mata e sul dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Amanhã, a chuva espalhará mais por Minas Gerais alcançando também o Cerrado.
Em sete dias, até a terça-feira da semana que vem, estima-se acumulado médio acima dos 50mm em Minas Gerais e sul do Espírito Santo e entre 25mm e 40mm no Paraná, São Paulo e sul da Bahia. Assim como o granizo observado no município de Três Pontas-MG na segunda-feira, há risco de novos eventos pontuais sobre as áreas de café nos próximos dias.
No decorrer da segunda quinzena de novembro, a chuva prosseguirá sobre as áreas cafeeiras, mas o acumulado será mais baixo não devendo alcançar 50mm na Mogiana e em parte do sul de Minas Gerais. Apesar da chuva, a temperatura permanecerá mais elevada que o normal, mas sem extremos.
Entre a segunda e terça-feira da próxima semana, outra linha de instabilidade traz chuva traz chuva às áreas de café de São Paulo e de Minas Gerais.
Linhas de instabilidade causam pancadas de chuva sobre o Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia nos próximos dias. Entre amanhã e quarta-feira, a precipitação será mais intensa no Paraná e São Paulo.
Entre a quarta e quinta-feira, a chuva alcançará o Sul e Cerrado de Minas Gerais. No final da semana, as linhas de instabilidade dão origem a uma frente fria que trará chuva à Zona da Mata, Espírito Santo e Sul da Bahia.
O acumulado alcança 30mm no Paraná e Alta Paulista e pelo menos 50mm na Mogiana, Sul de Minas Gerais e Cerrado. Pelo avanço mais lento da precipitação, aumenta-se a chance de chuva mais abrangente sobre as áreas de café.