Uma frente fria trouxe chuva ao Paraná. De acordo com o Simepar, o acumulado alcançou 7mm em Cambará e 12mm em Cornélio Procópio em 24 horas.
Hoje, aumenta-se a chance de chuva fraca entre a Baixa Mogiana e o sul de Minas Gerais, enquanto amanhã, será a vez do sul da Bahia receber alguma precipitação. Mas o que chama mais a atenção é que mesmo após o afastamento da frente fria, linhas de instabilidade manterão pancadas de chuva sobre as áreas de café até a próxima segunda-feira.
De uma forma geral, apesar de vários dias com possibilidade de chuva, o acumulado será baixo. Estimam-se até 18mm em alguns municípios do sul de Minas Gerais, mas a maior parte da área receberá menos de 5mm. De qualquer forma, a precipitação pode atrapalhar atividades de colheita e manejo nos próximos dias.
A partir de 22 de maio, outro episódio de chuva alcançará as áreas de café e deverá ser mais forte e persistente que o atual.
Não há previsão de frio intenso e geadas pelos próximos 15 dias.
Uma frente fria traz chuva fraca ao norte do Paraná e Alta Paulista nesta quarta-feira. Amanhã, será a vez do sul de Minas Gerais receber a precipitação.
Aliás, o que chama a atenção nos próximos dias é a sucessão de precipitações fracas sobre áreas de café, que não mudam o ambiente agrícola, mas podem atrapalhar atividades de manejo, colheita e secagem dos grãos.
Além da precipitação entre hoje e amanhã, voltará a chover entre o sábado e e a segunda-feira que vem no Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Somando-se toda a precipitação no Paraná, Alta Paulista e sul de Minas Gerais, os maiores acumulados não alcançam 15mm.
Entre 18 e 25 de maio, o tempo seco predominará na maior parte das áreas de café. Antes do fim do mês, no entanto, há previsão de mais um evento de chuva no Estado do Paraná e Região Sudeste. Não há previsão de frio intenso a ponto de trazer geadas às áreas produtoras pelos próximos 15 dias.
A passagem de uma frente fria traz chuva fraca e com baixo acumulado no nordeste do Paraná amanhã e à Baixa Mogiana, sul e leste de Minas Gerais e sul do Espírito Santo na quinta-feira.
A precipitação não muda o ambiente agrícola, mas alcança terreiros com café já colhido e em processo de secagem. Além da precipitação, a temperatura máxima declina no Paraná, baixa
Mogiana, sul e leste de Minas Gerais e Espírito Santo.
Mesmo após o afastamento da frente fria, há previsão de pancadas de chuva sobre o Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais até o domingo. Apesar de vários dias de precipitação, o acumulado total não passa dos 15mm no sul de Minas Gerais. Além disso, há previsão de um novo episódio de chuva a partir de 23 de maio no Paraná, São Paulo e Minas Gerais.