Paixão nacional – consumo de café no Brasil

13 de março de 2006 | Sem comentários Consumo Torrefação
Por: Globo Rural


Indústria torrefadora prevê consumo maior no Brasil com a melhoria de qualidade do grão o consumo de café no Brasil deverá crescer 6% ao longo de 2006, alcançando o equivalente a 16,5 milhões de sacas de 60 quilos. O volume deve colocar o faturamento das indústrias em 5,6 bilhões de reais, 19% maior que o total registrado em 2005, quando o setor arrecadou 4,7 bilhões de reais. As projeções são da Abic – Associação Brasileira da Indústria de Café. O mesmo índice de crescimento deve ser registrado ao longo dos próximos anos, já que a Abic espera registrar um volume de 21 milhões de sacas até 2010.


“Com a melhoria do café negociado no país, o consumo deve se manter aquecido nos próximos anos”, diz o diretor Nathan Herszkowicz.


Ainda que o cenário seja promissor para o ano, as indústrias se preocupam com os estoques para a safra 2006/07, com início da colheita previsto para maio. Os estoques privados estão estimados em seis milhões de sacas. “É baixo. A demanda é de três milhões de sacas por mês.”


Em 2005 o Brasil consumiu 15,5 milhões de sacas, aumento de 4 % em relação a 2004. Apesar de ficar abai xo do projetado para o período -15,8 milhões de sacas -, a Abic gostou do resultado, uma vez que os preços da matéria-prima subiram muito. Para este ano, a tendência é de que os preços se mantenham em alta: o café em grão subiu quase 30% desde dezembro em Nova York. A expectativa é de reajustes de 10% a 15% no varejo.


LUCIANA FRANCO

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.