País exportou menos café na última safra

2 de agosto de 2008 | Sem comentários Comércio Exportação
Por: DCI

As exportações brasileiras de café registraram uma queda de 7,21% no ano safra 2007/2008, de julho do ano passado a junho deste ano, segundo dados divulgados pela Organização Internacional do Café (OIC).


O volume total embarcado pelo País caiu de 29,3 milhões de sacas para 27,2 milhões de sacas. Mesmo com a retração o País continua liderando o mercado mundial do produto.


De forma geral o mercado cafeeiro está em ritmo de desaceleração. Segundo a OIC, no último ano comercial, as exportações mundiais do grão totalizaram 94,5 milhões de sacas, registrando queda de 3,65% em relação às 98,1 milhões de sacas embarcadas na temporada 2006/2007.


Mesmo com o início da colheita no Brasil o mês de junho teve um desempenho melhor que o do mês anterior, mas ainda segue tendência de queda. No último mês as exportações brasileiras recuaram 0,81% ante igual período de 2007, enquanto que no mês de maio essa queda foi de 2,05%.


O total de embarques no período foi de 8,2 milhões de sacas. Ainda que tenha se mantido como o maior exportador, com uma remessa de 1,8 milhões, a redução em relação a junho do ano passado chega a 11,16%, quando havia embarcado mais de 2 milhões de sacas.


Para o segundo semestre, a expectativa é que o quadro se reverta em razão de uma maior disponibilidade do produto com o término da colheita da safra atual.


Priscila Machado
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.