São Paulo, 30 – O Brasil deve exportar entre 2 milhões e 2,5 milhões de sacas de café até o final deste ano, disse nesta segunda-feira, 30, o diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), Guilherme Braga. Em agosto, o País exportou 2,3 milhões de sacas. "Um pouco mais ou um pouco menos do que em agosto, mas deve ficar próximo disso', disse Braga em entrevista ao Wall Street Journal.
Em três dos últimos quatro meses de 2012, o Brasil exportou mais de 2,5 milhões de sacas.
Em setembro deste ano, houve redução de aproximadamente 250 mil sacas, devido a atrasos nos portos brasileiros, disse Braga, acrescentando que alguns embarques previstos para este mês foram adiados para outubro.
Segundo Braga, a safra deste ano no Brasil deve terminar conforme o previsto, após uma temporada com condições climáticas amplamente favoráveis às lavouras. Produtores brasileiros devem colher 47,5 milhões de sacas, um recorde para um ciclo de baixa produtividade, de acordo com estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Braga disse ainda que o CeCafé está preparando uma petição para que o arábica brasileiro receba um tratamento mais parecido com o oferecido a cafés de outras origens na Bolsa de Nova York (ICE Futures US). Em 2010, produtores brasileiros conseguiram fazer com que o arábica do Brasil fosse negociado na ICE, mas com desconto de 9 cents.
Segundo autoridades do setor, o desconto foi estabelecido devido a preocupações com a qualidade dos grãos. Em maio, Braga disse que pediria uma redução desse desconto. Fonte: Dow Jones Newswires.
Fonte: Agência Estado