Pacto do Café reforça propostas durante a Femagri em Guaxupé

16 de fevereiro de 2014 | Sem comentários Comércio Cooperativas

O Pacto do Café, movimento apoiado pelas cooperativas de café e sindicatos de produtores rurais, visando buscar uma solução conjunta entre governo, produtores, instituições e sociedade para a recuperação da renda e a adoção de uma política pública consistente para o setor cafeeiro, marcou forte presença durante a 13ª Femagri – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas promovida pela Cooxupé – Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé, entre os dias 12 a 14 deste mês.

Uma equipe especialmente treinada conversou com produtores e expositores durante o evento, colhendo a percepção dos participantes sobre a situação do café em relação às dividas acumuladas, ao baixo preço e mais recentemente com o impacto provocado pela seca neste início do ano. As consultoras distribuíram ainda cartilhas do Pacto do Café, detalhando o conjunto de propostas para a recuperação da renda e a sustentabilidade do produtor. “A maioria dos produtores que ouvimos conhecem o Pacto do Café, concordam com as propostas, mas cobram uma ação mais rápida do Governo, e são unânimes em dizer que além do endividamento agora estão ainda mais apreensivos em função da seca que atingiu as regiões cafeeiras”, explica a jornalista Ana Paula Dias, que coordenou a participação do Pacto do Café na Femagri 2014.
Além de colher informações e fomentar as propostas, a equipe do Pacto do Café estimulou os presentes a aderirem ao movimento. A adesão é simples, basta acessar o site www.pactodocafe.com.br, onde também estão disponíveis todas as propostas. A adesão nada mais é que endossar as propostas, bastando para isso que o produtor deixe seu nome, CPF e email nos campos indicados. É fundamental a participação de todos como forma de sensibilizar o Governo sobre a real necessidade de se adotar medidas eficazes para o café, diferente da resolução anunciada em 22 de novembro de 2013, que chegou tarde e não atende o setor.
 
Moeda de troca – De acordo com a Assessoria de Comunicação da Femagri, a feira registrou a visita de 8.200 pessoas no segundo dia de realização do evento. O número é superior ao mesmo período do ano passado, quando a Feira recebeu 7 mil visitantes. Ainda no segundo dia do evento, ocorreu a coletiva de imprensa com a diretoria da Cooxupé. Entre as informações cedidas aos jornalistas, está que a Cooxupé prevê aumento no consumo mundial de café, por conta do frio e da neve no Hemisfério Norte e em parte dos Estados Unidos. A Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé também destacou a novidade deste ano: oferecer aos cafeicultores cooperados a oportunidade de negociar, utilizando o café como moeda de troca com o prazo para pagamento de três anos. Antes, a parcela era única.

A expectativa, neste ano, é que o volume de negócios – ordem de R$ 50 milhões – seja mantido ou ultrapassado.
 
Coffee Break

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.