Outubro Rosa, mês de campanhas internacionais de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, chega a Piracicaba com uma programação recheada de informações, no projeto denominado Toque da Vida.
Hoje (7), no Teatro Municipal “Erotídes de Campos” (Engenho Central), está programada a segunda edição da palestra Alimentos da Alma, com o médico mastologista e oncologista ginecológico do IMP (Instituto de Mama de Piracicaba), Sérgio Bruno Barbosa. A apresentação ocorre em dois horários (15 e 20 horas) e terá apoio do Café Morro Grande.
Na manhã de ontem, aconteceu uma caminhada no Parque da Esalq/USP (Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz), marcando o início do Outubro Rosa em Piracicaba.
As duas edições da palestra são ministradas pelo médico Sérgio Bruno Barbosa e ocorrem no Teatro do Engenho com apresentações culturais do Ballet Clube de Campo de Piracicaba, Espaço Ventre Vida e Grupo Musical Choro de Saia.
Sérgio Bruno explica que a medicina preventiva atua em conjunto com as melhorias trazidas pela tecnologia. “Apesar dos avanços tecnológicos e os investimentos da indústria farmacêutica, o índice de mortalidade ainda é grande. A única possibilidade para reverter este quadro é conscientização sobre a importância da prevenção”, argumenta.
Nas apresentações de hoje, o médico tratará da questão sob seus aspectos emocionais, ressaltando como os sentimentos estão relacionados à saúde.
A primeira edição do projeto Toque da Vida ocorreu em agosto deste ano e contou com a participação de mais de 1200 pessoas, entre mulheres, homens, adolescentes e até crianças, que lotaram o salão de Cristal do Clube de Campo de Piracicaba. O projeto nasceu em 2012 com o objetivo de incentivar o diagnóstico precoce e estabelecer a humanização do tratamento oncológico.
SERVIÇO:
Café Morro Grande no Outubro Rosa – Toque da Vida
Data: 7 de outubro, às 15 e às 20 horas
Local: Teatro do Engenho – Erotídes de Campos
Realização: Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp), Instituto de Mama de Piracicaba (IMP), Clube de Campo de Piracicaba / Universo CCP Mulher, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), Gazeta de Piracicaba, Rádio Onda Livre AM e FM, Drogal, Ampla, Secretaria Municipal de Sáude (SMS), Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Delta Supermercados, Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Conselho da Mulher Executiva do Simespi e Conselho da Mulher Advogada da OAB Piracicaba.
Co-realização: Entidades assistenciais Associação Viva a Vida Mulheres Mastectomizadas, Fundação Jaime Pereira de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer (Funjape) e UNIAP.
Apoiadores: Café Morro Grande, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Secretaria Municipal de Educação (SME), Centro de Comunicação Social da Prefeitura de Piracicaba, Banco de Remédios de Piracicaba, Rádio Educativa FM, Intermedici Piracicaba, Sest/Senat, Farmácia Accorsi Produtos Fitoterápicos, Escola de Mães Branca Motta de Toledo Sachs, Colibri – Associação Brasil Parkinson-Núcleo Piracicaba, Monte Alegre Turismo, Marché Peugeot e Revista Trifatto.
* Informações pelos telefones (19) 3403-1066 – Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (FUSSP) ou 3403-1066 – no Teatro Municipal Erotides de Campos.