O Suplicy Cafés oferece bebidas quentes em suas lojas e indica receitas fáceis, perfeitas para reproduzir em casa e driblar ofrio da manhã e do final da tarde.
O Outono chegou e com ele a queda na temperatura, por isso, o Suplicy Cafés Especiais conta com uma vasta carta debebidas à base de café, feitas em diferentes métodos de extração, que prometem aquecer os dias. Para os baristas amadores que gostam de se arriscar e fazer as receitas pessoalmente, o especialista da marca Richard Kumagai, dá dicas e sugestões especiais para replicar em casa.
Entre as opções que podem ser consumidas nas lojas Suplicy Cafés, acompanhado pelas delícias dos cardápios de comidinhas, estão o atual Microlote Fazenda Guariroba (a partir de R$ 8,00), que é um café frutado, com notas de ameixa, cereja negra e chá preto, com corpo presente, doçura que lembra melaço de cana e acidez málica – a sugestão é que este grão seja consumido no método Chemex ou no método V60. Outra opção é o clássico Cappuccino Italiano (a partir de R$ 9,80), feito com espresso Suplicy torra média e finalizado com leite vaporizado super cremoso.
Para quem gosta de se aventurar na cozinha, Richard selecionou receitas fáceis de reproduzir. Confira:
Irish Coffee
Rendimento: 230 ml
Ingredientes:
Taça irish Coffee ou copo de vidro de aproximadamente 230 ml
Uma dose de uísque (40 ml)
5g de açúcar mascavo
150 ml de café coado
25ml de creme de leite fresco
Modo de preparo: Em uma taça de aproximadamente 230ml, coloque uma dose de uísque e o açúcar mascavo. Dilua o açúcar no uísque e acrescente o café coado, misture bem, bata o creme de leite em uma coqueteleira, para atingir uma certa cremosidade, e com o auxílio de uma bailarina ou colher, coloque o creme de leite batido na superfície da bebida. Perceba que a bebida ficará bifásica, pois creme de leite e café não se misturam.
*o café coado pode ser feito no método que preferir. Sugestão ideal no método prensa francesa;
*o creme de leite batido vai encorpar e ganhar volume, mas não pode deixar muito consistente. Para colocar o creme deleite, utilize uma colher, apoie ela na taça, deixando as costas da colher para cima e, com cuidado, jogue o creme de leite nas costas da colher, ela vai tirar o peso da queda do creme e ajudar a não misturar o creme com o café, dando o efeito desejado.
Mocha Caramelo
Rendimento: 250ml
Ingredientes:
Calda de caramelo
Uma dose de café espresso (30ml)
150ml de leite
25ml de Chantilly
Modo de preparo: Coloque no fundo de uma xícara ou caneca a calda de caramelo – a vontade. Em seguida, extraia uma dose de espresso e coloque por cima da calda. Vaporize o leite (em um mixer) para que ele fique levemente encorpado e ganhe volume, complete a xícara (ou caneca), deixando um dedo da borda. Finalize com chantilly fresco e decore com mais calda de caramelo.
Chai Latte
Rendimento: 250ml
Ingredientes:
1g Chá preto gourmet ou 1 sachê de chá preto
15g de açúcar
100ml de água
2 a 3g de gengibre em fatias, meia canela em pau e 6 cravos
200ml de leite cremoso
Modo de preparo: Em uma panela coloque pequenas fatias de gengibre, meia canela em pau e 6 cravos, acrescente 300ml de água, 15g de açúcar e algumas gotas de suco de limão ou laranja, deixe ferver para reduzir e deixar mais concentrado em ponto de calda e reserve. Faça uma infusão do chá preto, 1 sachê para 100ml de água ou 1g para 100ml de água, a ideia é ficar bem concentrado. Em seguida, misture a calda com o chá concentrado, coloque no fundo da xícara aproximadamente 50ml da mistura e complete com leite vaporizado (em um mixer) e decore com uma polvilhada de canela.
*Esse preparado de chá com especiarias, você também pode diluir apenas com água quente, fica um gostoso chá para dias frios.