Organizações familiares brasileiras participam de feira de produção orgânica na Alemanha
Dez empreendimentos da agricultura familiar e da reforma agrária de diferentes regiões do país participam da Biofach 2011
Dez empreendimentos da agricultura familiar e da reforma agrária de diferentes regiões do país participam a partir desta quarta, dia 16, da Biofach 2011, realizada até 19 de fevereiro, em Nuremberg, na Alemanha. Esta é considerada a maior feira de produtos orgânicos do mundo e inaugura um calendário de eventos que inclui China, Japão, Estados Unidos, Índia e Brasil, com a edição para a América Latina.
Os empreendimentos (cooperativas e associações) familiares, apoiados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), foram selecionados de acordo com critérios como certificação de produção orgânica reconhecida na Comunidade Européia, adequação dos produtos à legislação sanitária e agrícola da Comunidade Européia, capacidade produtiva e potencial de oferta de produtos com regularidade.
— A diversificação da produção e da renda familiar tem sido uma das alternativas encontradas pelo MDA para geração de renda e agregação de valor entre os agricultores familiares. A Biofach é mais uma forma de dar visibilidade ao produto orgânico da agricultura familiar brasileira no mercado internacional, principalmente o europeu — explica o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério (MDA/SAF), Arnoldo de Campos.
Oportunidade
No estande de 112 metros quadrados, os dez empreendimentos brasileiros vão expor e promover degustação de sua produção orgânica de castanha-do-brasil, cachaças, licores, açúcar mascavo, melado de cana, cacau em amêndoas, composto de mel e própolis, sucos, óleos essenciais, café e doces, entre outros. Realizada anualmente, a Biofach é caracterizada como uma feira de negócios, onde não é permitida venda direta de produtos. É um espaço para agendar visitas, conhecer fornecedores e compradores de produtos orgânicos certificados, conhecer novas tecnologias, prospectar e realizar negócios.
Para viabilizar a participação do Brasil na Biofach 2011, o MDA conta com o apoio do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), sociedade civil sem fins lucrativos que coopera com a administração pública na implementação de políticas que aceleram o desenvolvimento econômico e social. O Ministério participa do evento desde 2003. A cada ano a participação das organizações familiares na feira é mais qualificada.