ESPAÇO DO LEITOR
24/08/2007
ORGÂNICOS
Gostaria de esclarecimentos sobre os dados de cultivo de orgânicos no Brasil publicados na revista GLOBO RURAL. Na reportagem Orgânicos na Mira, edição 259, de maio de 2007, o Ministério da Agricultura informou que são 800 mil hectares de orgânicos cultivados. Já na coluna Análise, edição 260, de junho de 2007, a informação é de que o cultivo no país atinge 6,5 milhões de hectares.
Tony Miguel, Embaixada da França São Paulo, SP
N.R. Nos desculpamos com os leitores porque faltou uma importante ressalva na reportagem, o que explicaria a confusão. A cada ano os produtores brasileiros de orgânicos englobam mais e mais culturas. Antes restrita a hortaliças, atualmente as opções orgânicas vão de frutas diversas a erva-mate, cachaça, soja, arroz e até café.
Desta forma, o país ocupa a quinta posição mundial em orgânicos, com área estimada em 800 mil hectares (como consta da edição 259) e cerca de 14 mil produtores. No entanto, se for considerada nessa conta também a área com extrativismo sustentável, com produtos como castanha, açaí, pupunha, látex e outras espécies das matas tropicais, o Brasil passaria a 6,5 milhões de hectares com produtos orgânicos, o que lhe garantiria a segunda posição mundial (como informamos na edição 260).