Com cenário indefinido, empresas diminuíram as negociações e aguardam a chegada da nova safra do grão, que deve pressionar as cotações
Mercado interno do café registra baixa liquidez na semana
O mercado de café robusta registrou aumento no ritmo de negócios no início da semana. Na quarta, dia 10, no entanto, o mercado voltou a registrar baixa liquidez. De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), entre os motivos da lentidão destacam-se as incertezas quanto à influência da Operação Robusta sobre o mercado.
Por enquanto, algumas empresas do setor pararam de negociar e, com esse cenário indefinido, vendedores também têm postergado as negociações de café. Além disso, compradores, no geral, aguardam a chegada da nova safra, que pode pressionar as cotações.
Na quarta, o Indicador CEPEA/ESALQ do robusta tipo 6 peneira 13 acima fechou o dia a R$ 249,76/saca de 60 kg, ligeira queda de 0,8% desde o início de abril. Quanto ao arábica, o impasse quanto aos preços entre compradores e vendedores permanece e o mercado segue calmo. O Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto na capital paulista, fechou a R$ 304,61/saca de 60 kg, elevação de 1,21% no acumulado do mês.
CEPEA