Lucas Almeida, da cafeteria Solo Brewing, de Recife (PE) foi o campeão da 1ª edição do campeonato criado por Edgard Bressani
Natal, RN – Entre os dias 13 e 15 de outubro de 2024, Natal sediou a primeira edição da Olimpíada do Café, uma competição inovadora idealizada por Edgard Bressani, juiz de competições nacionais e internacionais de café.
Após dois dias de competições intensas, que aconteceram na Sede do Sebrae RN, no Observatório do Café e na 62ª Festa do Boi, em Natal, Rio Grande do Norte, os três campeões da 1ª Olimpíada do Café foram:
1º – Lucas Almeida, da cafeteria Solo Brewing, de Recife (PE)
2º – João Gabriel, da cafeteria, torrefação e escola Observatório do Café, de Natal (RN)
3º – Aruan Thiele, também do Observatório do Café.
A Olimpíada do Café inovou ao reunir em um único campeonato diferentes habilidades dos baristas, profissionais especializados em café.
Na primeira fase, os 14 competidores tiveram de mostrar o domínio da teoria e da técnica em uma Prova de Conhecimentos Gerais de Café, uma Prova de Cafés Filtrados, que envolveu a criação de um blend a partir de cafés arábicas e canéforas, e em uma prova de Avaliação Sensorial de Café.
Foram definidos então seis finalistas, além dos três primeiros colocados, foram classificados: Luanna Lee, João Lucas e José Sávio de Melo.
A prova final consistiu no preparo de três bebidas: espresso, espresso com leite e bebida de assinatura. O público geral presente na Festa do Boi também participou votando nos três melhores blends dos baristas finalistas.
Os três primeiros colocados receberam troféus e uma viagem com tudo pago à SIC (Semana Internacional do Café), que acontece em novembro, em Belo Horizonte (MG).
O campeão, Lucas Almeida, também ganhará uma viagem a fazendas produtoras de café do Sul de Minas Gerais e da Alta Mogiana.
Edgard BressaniBressani é um dos profissionais mais prestigiados do mercado de café no Brasil. Primeiro juiz brasileiro certificado para julgar a competição mundial de barista, foi membro do Comitê de Regras, do Comitê de Suporte Nacional e do Comitê de Treinamento do WBC, entidade da qual foi conselheiro.
Envolvido com as competições no Brasil, desde o início, em 2002, Bressani, que é autor do “Guia do Barista: da semente ao café perfeito”, já em sua sexta edição, julga campeonatos ao redor do mundo todos os anos.
“Meu sonho era organizar uma competição que avaliasse diferentes habilidades dos profissionais do café”, frisa o cafeólogo. Idealizei o campeonato e então conversei com o Sebrae RN, que sempre me leva para Natal, para organizarmos a primeira edição do certame durante a tradicional Festa do Boi, no Rio Grande do Norte.
Esta ação está entre as atividades da comunidade Espresso Hub que reúne num só lugar os atores que compõem o ecossistema do café, desde produtores rurais, passando por torrefadores, baristas, proprietários de cafeterias e os amantes de um bom café. O objetivo da iniciativa é o de fomentar o segmento cafeeiro no Rio Grande do Norte promovendo um ambiente propício para o desenvolvimento de negócios e network.
A 1ª Olimpíada do Café foi realizada por Sebrae RN, Latitudes Brazilian Coffees, Observatório do Café e Espresso Hub. Os patrocinadores foram: Conexão P3, Koa Cafés Especiais, Fazenda Jangada (Ivan Santana), Matas de Rondônia, Nude Leite Vegetal, Senac e Art Kamizetas. Apoio institucional: Agro Sertão, Abrasel RN e ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café).
Fotos: Luana Tayze
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura