OIC reduz consumo mundial em 2009 para 128,8 mi/scs


P1 Agência de Notícias | CNC
16/08/2010


A Organização Internacional do Café (OIC), em seu relatório mensal sobre o mercado cafeeiro, apontou que, devido à maior disponibilidade de dados dos países membros, tornou-se possível avaliar o desempenho do consumo mundial, no ano calendário 2009, com maior precisão.
 
Segundo Néstor Osorio, diretor-executivo da entidade, os números mais recentes mostram que o consumo mundial caiu 1,46%, passando de 130,657 milhões de sacas, em 2008, para 128,755 milhões de sacas no ano passado. “Esse resultado reflete o impacto da crise econômica mundial, especialmente nos mercados emergentes, como a Europa Oriental”, explicou.
 
Em termos percentuais, as quedas mais acentuadas no consumo foram registradas na Polônia (-18,5%), Rússia (-15,7%), Ucrânia (-15,7%), Suécia (-11%), Coréia do Sul (-6,8%) e Alemanha (-6,7%). Até um mês atrás, a Organização previa o consumo em 132 milhões de sacas.
 
O diretor-executivo da OIC ponderou, no entanto, que se deve levar em consideração o fato dos números atuais não levarem em conta a utilização dos dados no “pipeline” para completar a importação. “Portanto, é provável que os dados subestimem a redução do consumo e que o verdadeiro desempenho seja um pouco melhor”, detalhou.
 
Osorio concluiu anotando que, “em verdade, as informações recebidas de várias fontes indicam que o consumo deverá se recuperar em 2010.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.