OIC prevê que demanda por café vai superar oferta em 2009

13 de fevereiro de 2009 | Sem comentários Estatísticas
Por: Reuters News

A Organização Internacional do Café (OIC) estimou que a demanda global por café permanecerá em 130 milhões de sacas de 60 kg em 2009, superando a oferta esperada de 124 a 125 milhões de sacas, afirmou o diretor-executivo da entidade, Nestor Osorio, em uma conferência na capital de Ruanda, na noite de quinta-feira.


“Vamos ver um ano em que o déficit será de cerca de 6 a 8 milhões de sacas, o consumo será de cerca de 130 milhões de sacas”, disse. “Dependerá finalmente dos números que o Brasil produzirá em abril”, completou.


Maior produtor mundial da commodity, o Brasil projetou em janeiro a safra de café 2009/10 entre 36,9 milhões e 38,8 milhões de sacas, contra 46 milhões de sacas estimadas em 2008.


Osorio afirmou à Reuters que a crise global ainda não atingiu o café e ele prevê que os preços podem melhorar.


“Nós não vimos nenhuma redução do consumo no momento. Os preços do café podem ficar estáveis, ou podem até se recuperar um pouco mais”, disse ele durante a conferência anual do Eastern African Fine Coffee Association.


Apesar da desaceleração global, a indústria de café movimentou um recorde de US$ 15 bilhões em 2008, ante US$ 5 bilhões em 2002, segundo Osorio.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.