Londres (27 de Fevereiro de 2013) – O Diretor-Executivo da Organização Internacional do Café (OIC), o Sr. Robério Oliveira Silva, divulgou hoje a seguinte declaração em relação à greve dos produtores de café na Colômbia, que estão pedindo mais ajuda do governo para proteger contra os preços do café em queda e as taxas de câmbio mais competitivas.
O preço médio de fevereiro ICO indicador composto para o café caiu para 131,39 centavos de dólar / libra-peso a partir de hoje, 28% menor do que em fevereiro de 2012. O preço médio mensal composta para Suaves Colombianos caiu de 244,14 centavos de dólar / libra para 161,57 centavos de dólar / libra-peso, equivalente a uma redução de 34% em relação ao mesmo período. A atual situação de café preços está afetando os produtores de todo o mundo e é um motivo de preocupação para a OIC e da comunidade global de café.
Esta é uma situação do mercado, que não pode ser controlada por qualquer um único jogador no mercado. A volatilidade nos preços provoca sérios problemas econômicos ao longo da cadeia de fornecimento de café, e afeta mais de 120 milhões de pequenos agricultores em mais de 50 países ao redor do mundo, que contam com
renda de dinheiro do café e que têm acesso limitado a arriscar instrumentos de gestão.
Cafeicultores colombianos são valorizados pelos mercados internacionais, eo café é conhecido e respeitado em todo o mundo por sua qualidade. A Federação de Café da Colômbia tem sido, há 85 anos, um modelo nos países produtores. Ele garantiu a sustentabilidade e uma vida melhor para os produtores de café na Colômbia ao longo de sua existência.
Colômbia é quarto produtor mundial de topo de café, depois do Brasil, Vietnã e Indonésia, e produziu 7,6 milhões de sacas no ano de café 2011/12. A Federação Colombiana de café representa mais de 500 mil pequenos agricultores no país.
Outras informações sobre a greve pode ser obtido a partir do site da Federação de Café da Colômbia: www.federaciondecafeteros.org.
Mais informações sobre os preços do café globais eo último relatório sobre o mercado mundial de café podem ser obtidas no site da OIC: www.ico.org.