O tabagismo sim e o consumo de café não

23 de outubro de 2006 | Sem comentários Café & Saúde Mais Café
Por: Intramed

22/10/2006 21:10:14 –
Já existem inúmeros trabalhos mostrando que o café e o fumo são fatores de risco para o aparecimento da osteoporose, que como se sabe se acentua com a idade e a duração da menopausa.

Derya Demirbag e colaboradores, médicos, fisiatras da Universidade Trakya, da Turquia, fizeram um estudo em que procuraram investigar como o tabagismo e o consumo de café de uma paciente em estágio pré-menopausa podem alterar os valores de densidade mineral óssea (BMD) pós-menopausa avaliando 200 pacientes na pré-menopausa. Foram identificados e registrados o consumo médio diário de café e o tabagismo durante a pré-menopausa, bem como as características demográficas, idade e duração
da menopausa em todos os casos. Avaliações da densidade mineral óssea foram realizadas pela densitometria óssea.

Investigou-se a relação entre
os fatores de risco questionados e a densidade mineral óssea (DMO), assim como as diferenças entre os grupos. Os pesquisadores não encontraram qualquer correlação entre a quantidade de café consumida e a DMO. Os valores de DMO no grupo de pacientes tabagistas foram inferiores aos valores verificados no grupo de
pacientes não tabagistas. Conseqüentemente, idade avançada, duração da menopausa e tabagismo foram identificados como fatores de risco para desenvolvimento de osteoporose.

Portanto, os pesquisadores concluíram que idade avançada, duração da menopausa e tabagismo são fatores de risco para osteoporose.

Fonte: Rheumatol Internat April 2006 26,(6):530-535

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.