23/11/2012
Um novo marco foi atingido na jornada rumo a um setor cafeeiro sustentável com o anúncio de que a receita de café comercializado dentro dos padrões 4C mais que triplicou, de acordo com os resultados do ano cafeeiro de 2011/2012, em comparação ao mesmo período no ano anterior. Neste período, membros da indústria da Associação 4C receberam um total de 2.545,139 sacas de Café dentro dos padrões 4C (aproximadamente 152.000 toneladas). As vendas de café sustentável certificado por Membros 4C da Fairtrade International, Rainforest Alliance e a UTZ Certified também têm crescido constantemente nos últimos anos. Estes aumentos demonstram que o setor cafeeiro está seriamente comprometido e já obteve grandes progressos em direção a manutenção da sustentabilidade.
“Esta é uma ótima notícia para toda a comunidade cafeeira. Após cinco anos da comercialização do primeiro café dentro dos padrões 4C, o conceito está realmente deslanchando. Ainda estamos longe de atingir a visão de um setor cafeeiro sustentável para as próximas gerações, mas este é um marco muito importante neste caminho. Todos os stakeholders que compõem a Associação 4C podem ficar orgulhosos do que conquistamos juntos”, afirmou Robert Waggwa Nsibirwa, presidente do Conselho 4C e Membro do Conselho da African Fine Coffees Association (AFCA).
O crescimento foi impulsionado pelo aumento no número de membros industriais 4C que passaram a incluir o café dentro dos padrões 4C em suas cadeias produtivas. A organização experimentou um grande aumento no número de associados nos últimos cinco anos – de 37 membros fundadores para mais de 230 membros hoje. A maioria dos principais atores da indústria do café estão representados neste plataforma única e bem sucedida que busca a sustentabilidade do café, como produtores, torrefadores, comerciantes e a sociedade civil.
Estendendo os benefícios para as comunidades agricultoras de café
A demanda crescente pelo Café dentro dos padrões 4C levou à rápida expansão das Unidades 4C (entidades produtoras). Atualmente existem 156 Unidades 4C licenciadas em 19 países e verificadas de acordo com o Código de Conduta 4C. Essas Unidades 4C são compostas por mais de 180.000 fazendeiros e 680.000 trabalhadores. A aplicação de boas práticas de agricultura, assim como o apoio técnico fornecido por outros atores da cadeia produtiva está ajudando os fazendeiros das Unidades 4C a reduzirem seus custos, tornarem-se mais produtivos e preservarem seu ambiente natural. No longo-prazo, isso contribuirá para a sustentabilidade e viabilidade dessas fazendas.
“Após me associar à Unidade 4C em julho de 2011, eu comecei a receber treinamentos sobre boas práticas de agricultura e questões ambientais. Eu tenho aplicado estes conhecimentos em minha fazenda de café e minhas árvores estão indo muito bem este ano. Por isso, eu tenho encorajado outros fazendeiros da minha vila a se associarem também. Minha expectativa é continuar aprendendo com a iniciativa 4C e que as companhias continuem comprando nosso Café dentro dos padrões 4C”, disse Sr. Nguyen Van Thui, membro da Unidade 4C da comunidade Dak Wer, no Vietnam.
Considerando os esforços despendidos para garantir o Café dentro dos padrões 4C por grandes companhias, como a Mondelçz International, Nestlé, Tchibo, entre outros, é esperado que a demanda continue a crescer significativamente nos próximos anos. Conforme a demanda crescer, mais fazendeiros se envolverão e serão beneficiados pela participação na Associação 4C. Uma ambição a longo-prazo é que muitos desses fazendeiros melhorem sua performance de sustentabilidade e tornem-se capazes de aderirem à padrões de sustentabilidade ainda mais exigentes. Para isso, a Associação 4C já está trabalhando com a Fairtrade International, Rainforest Alliance e a UTZ Certified para identificar formas de apoiar fazendeiros de café em seus esforços para ultrapassar a base 4C e obterem mais padrões de certificações.