MÁRCIO FAGUNDES
19/04/2009
O preço do café
Em encontro com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o presidente da Frente Parlamentar do Café, deputado federal Carlos Melles (DEM-MG), expôs a importância dos leilões de opção serem anunciados com o novo preço mínimo de garantia do café no valor de R$ 300,00 a R$ 320,00, segundo proposta do setor. O encontro de Melles com Mantega aconteceu durante realização de audiência pública conjunta na Câmara nas comissões especiais que estão debatendo a crise financeira mundial em vários setores, como a agricultura.
Carta de varginha
De acordo com Melles, o ministro reafirmou que aguarda o preço mínimo a ser definido no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pasta responsável pela política do setor cafeeiro, para que seja apresentada uma proposta da equipe econômica relativa ao preço de garantia como as outras reivindicações do setor contidas na chamada “Carta de Varginha”, referendada no dia 8 de abril em reunião no Ministério da Fazenda, em Brasília, com membros da Frente Parlamentar do Café, presidentes de cooperativas e representantes do setor, liderados pelo governador Aécio Neves (PSDB).
Expectativa
Na Câmara, o deputado agradeceu ao ministro pela atenção com que recebeu a comitiva do governador mineiro e pela forma com que tratou o endividamento do setor de café. “É importante o anúncio d o preço de garantia com os leilões de opção para a sustentação e solidez do mercado de café”.