Zeus
srzeus100@gmail.com
O mundo esta mudando e com ele a passos largos a cafeicultura no Brasil, a era dos barões não volta mais , mas a geração de nossos pais não tem mais lugar , num mundo competitivo e cruel para o amadorismo e agricultura familiar. O filho do homem do campo quer ir para cidade grande ser doutor, não quer mais ficar na roça dirigindo trator e seguir as ordens de seus pais, então hoje ou se faz uma agricultura profissional ou se esta fora do mercado. Essa realidade já existe , porem o mundo especulativo , mercado , ibge, conab, ministérios da agricultura , meio ambiente,OIC, e etc, precisam ser mais sérios e se profissionalizar.
Posso falar do governo federal , meio ambiente , Falsos ecologistas , estão a anos para aprovar um código florestal real e atual , e não o fazem prejudicando o produtor, que não pode registrar seu imóvel , não consegue pegar linhas de credito , etc. Falar o que do IBGe , conab etc , divulgam estimativas em cima de estimativas de safra sem credibilidade e sem a verdade. O mercado especulativo , falido e manipulador tira ,do produtor o direito a dignidade.
Porem como disse anteriormente esse modelo esta com os dias contados , o setor esta se profissionalizando e so vai sobreviver da cafeicultura grupos empreendedores e proficionais o s quais vão com certeza valorizar nossa materia prima , a qual a industria sempre comprou e mandou nos preços, hoje a realidade esta mudando os estoques estão na mão dos produtores,que so vao vender seus cafes na alta, ou melhor com uma remuneração justa independente da manipulação de estatisticas, como esta acontecendo agora
Comentários
Arnaldo
Esse Senhor Zeus vai no ponto…a incompetencia e amadorismo de ,IBGE,CONAB,INCRA, e o próprio MIN.da Agricultura, chega a ser revoltante,deixando o produtor abandonado a sua própria sorte,e felizmente, como foi citado, a profissionalização está chegando ao setor, e independente da atuação dos citados, a cafeicultura dará a volta por cima…
Miguel
Acorda!!!!!!!!!!!!!!!!!