Nem o aumento da frota de carros flex nem os incentivos do governo, por meio de empréstimos do BNDES, serão suficientes para evitar uma queda na produção de cana-de-açúcar no País neste ano. Segundo a Unica, a associação que representa as usinas, a safra 2011/2012 deverá ser 14% menor do que o previsto, com 488,5 milhões de toneladas. O resultado é o pior desde 2008. A culpa, desta vez, não é das chuvas nem da estiagem. A própria Unica reconhece que a retração do setor é reflexo da queda nos investimentos nas plantações e na demora em colher a cana na lavoura – adotada para evitar superoferta de etanol e queda nos preços durante a safra.
Números
US$ 102 bilhões é o valor total de produtos básicos – como minério de ferro, soja, carne e café –, exportados pelo Brasil entre janeiro e outubro deste ano, valor 39% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
Curtas
Quatro propriedades da Fazenda Reunidas Boi Gordo, que quebrou em 2004 e deixou mais de 30 mil credores a ver navios, tiveram leilão judicial marcado para a segunda-feira 7. Juntas, as fazendas são avaliadas em cerca de R$ 17 milhões.