Até que seu produto chegasse aos mercados dos Estados Unidos e da União Européia (UE), o empresário Cleverson Affonso Pancieri não descansou. Aos 55 anos, ele conseguiu transformar a empresa colatinense café Meridiano – empresa que administra há 30 anos – na única do Espírito Santo apta a exportar o produto para o exigente bloco europeu.
Mas chegar ao topo da cadeia produtiva do café não foi uma jornada fácil, recorda Cleverson, filho de cafeicultores que desbravaram a região de Graça Aranha, uma dos maiores centros produtores de café em Colatina.
Oitavo de dez filhos, Cleverson tinha três anos quando os pais, Antônio Pancieri e Maria Sezana, saíram do interior e adquiram uma mercearia em Colatina. “Naquela época, nossos pais davam mais importância ao trabalho do que ao estudo”, conta.
Foi assim que, desde jovem, Cleverson começou a trabalhar nos negócios da família. Passou pelo comércio de cereais, gerenciou um restaurante (o Drink, que logo foi vendido para um primo) e começou a atuar na compra e venda de café.
Para Cleverson, que casou-se aos 22 anos com Ivone Zamprogno Pancieri, a união da família foi um dos grandes trunfos para o êxito das operações comerciais da Meridiano. E é na família que ele está apostando para garantir o futuro de sucesso para a empresa. O filho Eder está sendo preparado para sucedê-lo na direção da companhia. Além de Eder, o empresário tem outros dois filhos: Cleverson Hercílio e Melissa.
Mercado externo
Hoje, com uma produção de 150 toneladas de grãos torrados, moídos e embalados a vácuo, 180 empregados e uma frota que distribui para três Estados, a Merediano exporta para Áustria, Alemanha e Estados Unidos os cafés especiais produzidos em Colatina.
Além do café, a empresa também comercializa cerca de 40 produtos relacionados à magia do aroma e sabor da bebida mais consumida do planeta. São xícaras, coadores, filtros de papel, cafeteiras industriais, achocolatados, embalagem de solúveis e capuccinos entre outros.
“O sabor do café começa no campo. A origem do produto é determinante para a qualidade. Daí a importância do agricultor familiar viver com dignidade. Nossa empresa valoriza essa questão”
Pingue-pongue
Cleverson Affonso Pancieri
Empresário
“Chegar até aqui foi uma jornada e tanto”
Como começou a trajetória da café Meridiano?
A compra da empresa aconteceu em 1978. Era uma marca que atuava na praça desde 1960. Acabou sendo uma seqüência natural para a família, que sempre teve uma paixão grande pelo café. Nesses 30 anos tudo mudou: o empreendimento se modernizou, acompanhamos o que há de mais moderno em termos de tecnologia. Buscamos qualidade nos nossos produtos, condição que jamais dissociamos da empresa. Chegar aqui foi uma jornada e tanto.
Você falou em apostar na qualidade. Que procedimentos a empresa adora nessa área?
Investiu muito nos últimos anos. Apostamos tudo na qualidade do nosso café. Antes do processamento do produto, são retiradas amostras, que são examinadas e testadas. A maioria dos blends de cafés comercializados recebe matéria-prima do tipo arábica de primeira qualidade. O café só é liberado e seu blend definido depois dos testes finalizados com o provador. Todo café de qualidade baixa é recusado.
Como a empresa atua na área de eventos e comércio de produtos vinculados ao café?
O café está atrelado a momentos de prazer, um prazer que está sendo redescoberto – seja nas cafeterias, na louça e convivência das pessoas. Em suma, temos uma lista de produtos que contribuem na melhoria do sabor e de servir o café. Essa é uma preocupação nossa desde o começo. Oferecer ao consumidor tudo o que está relacionado ao café. Em breve teremos novidades. Contamos com oito tipos de café, mais o orgânico. Vendemos ou arrendamos máquinas para café expresso, máquinas automáticas destinadas a eventos, sachês, insumos como açúcar, adoçante dietético, misturadores, filtros de papel, palitos, garrafas para chantilly, livros de receitas e o novo leite maltado.
Ainda há algum produto na cadeia do café que a empresa não tenha e pretenda implantar?
Como disse, em breve teremos novos lançamentos. Estão em fase de testes.
Quais são os plano futuros da Meridiano?
Crescer com qualidade, respeito ao meio ambiente e sobretudo valorizar e incentivar o produtor rural e a agricultura familiar. O sabor do café começa no campo. A origem do produto é determinante para a qualidade. Daí a importância do agricultor familiar viver com dignidade. Valorizamos nossos trabalhadores. A previsão da empresa é sempre inovar na área do café. Desenvolver algum produto em cima do orgânico. Como disse, valorizar o pequeno produtor para que faça o melhor. Modernizar cada vez mais a empresa. Por exemplo, os moinhos estão sendo substituídos por modelos de última geração que moem o café sem aumento da temperatura, conseqüentemente sem alteração do sabor.