A illycaffè e a Fondazione Ernesto Illy apoiam o Relatório sobre a Felicidade Mundial 2025
Por illycaffè
Trieste, 20 de março de 2025 – A illycaffè e a Fondazione Ernesto Illy reafirmam o seu apoio ao World Happiness Report – Relatório sobre a Felicidade Mundial, estudo anual que mede a felicidade e o bem-estar globais desde 2012. O café é considerado a bebida da felicidade – alimenta a alma, beneficia o corpo e reforça as ligações humanas.
O Relatório sobre a Felicidade Mundial 2025 explora a ligação entre bondade e felicidade, revelando que as pessoas tendem a ser muito mais bondosas do que esperamos, com variações notáveis entre grupos etários e regiões. Tal como salientam os autores do relatório – John F. Helliwell, Richard Layard, Jeffrey D. Sachs, Jan-Emmanuel De Neve, Lara B. Aknin e Shun Wang – as ligações sociais, a bondade e a confiança contribuem significativamente para uma maior felicidade.
O café personifica o altruísmo: transporta a generosidade de um momento compartilhado, o ritual da oferta e a alegria de beber em grupo. Além das suas propriedades benéficas, o café promove o desenvolvimento das comunidades que o produzem, criando um ciclo virtuoso em que o bem-estar se estende da xícara às regiões produtoras de café, gerando crescimento econômico e social duradouro.
Proteger o bem-estar – entendido como felicidade, desenvolvimento pessoal e saúde – através de iniciativas que apoiam as comunidades produtoras e consumidoras de café sempre foi uma missão fundamental da illycaffè e da Fondazione Ernesto Illy. Durante anos, comprometeram-se com projetos que promovem o desenvolvimento social e econômico.
Andrea Illy, Presidente da illycaffè e Cofundador da Fondazione Ernesto Illy: “A felicidade, neste período, parece que nos escapa. Na realidade, é precisamente nos momentos difíceis que se reforçam os fatores mais críticos para uma vida feliz, como a solidariedade, que nos une e nos permite resolver os problemas mais impensáveis, nos devolvendo assim a sensação de segurança que nos falta. A illycaffè e a Fondazione Ernesto Illy apoiam o Relatório Mundial da Felicidade há 13 anos, partilhando profundamente os seus valores fundamentais: a busca da felicidade, a promoção do desenvolvimento sustentável, a erradicação da pobreza e o bem-estar das pessoas. O nosso modelo de negócio foi concebido para gerar bem-estar em toda a cadeia de fornecimento a nível global, do produtor ao consumidor, com a criação de valor econômico, social e ambiental; além disso, a nossa identidade corporativa está fortemente ligada à atenção à saúde e à inclusão, elementos fundamentais da felicidade.”
Na última classificação dos países mais felizes do mundo, a Finlândia mantém o primeiro lugar pelo oitavo ano consecutivo. A Costa Rica (6º) e o México (10º) entram pela primeira vez nos top 10, enquanto a Lituânia (16º), a Eslovénia (19º) e a República Checa (20º) refletem a crescente convergência dos níveis de felicidade na Europa Oriental, Central e Ocidental. Entretanto, os Estados Unidos caem para a 24ª posição, sua classificação mais baixa de todos os tempos. A Itália sobe uma posição, para o 40º lugar. E o Brasil fica em 36º lugar.
Uma colaboração entre a Gallup, o Oxford Wellbeing Research Centre, a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o Conselho Editorial do WHR, o Relatório sobre a Felicidade Mundial tem, desde a sua primeira publicação em 2012, sublinhado o crescente reconhecimento da felicidade e do bem-estar como considerações essenciais para a política governamental e o progresso da sociedade.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura