fonte: Cepea

Nybot vai lançar contrato futuro em real no dia 12 de janeiro

Nova York, 02 – A Bolsa de Nova York (Nybot) vai lançar em 12 de janeiro novos contratos futuros em real brasileiro e peso colombiano. Segundo nota divulgada pela bolsa, os dois novos contratos deverão complementar o portfólio dos contratos futuros agrícolas com produtos básicos da América Central e da América do Sul. Conforme a […]

Por: 02/01 - 12:35 - Agência Estado

Nova York, 02 – A Bolsa de Nova York (Nybot) vai lançar em 12 de janeiro novos contratos futuros em real brasileiro e peso colombiano. Segundo nota divulgada pela bolsa, os dois novos contratos deverão complementar o portfólio dos contratos futuros agrícolas com produtos básicos da América Central e da América do Sul.

Conforme a Nybot, os contratos vão dar suporte em especial aos usuários do contrato de Café “C” e ajudarão os membros da indústria do café a fazer hedge contra o risco da moeda.

“Os preços do café têm sido historicamente extremamente voláteis e, para que os negócios com o café continuem lucrativos, especialmente na Colômbia e no Brasil, eles precisam assegurar a melhor taxa possível de câmbio”, disse Frederick W. Schoenhut, presidente da Nybot. “Nossos contratos em peso/dólar e real/dólar dão à indústria do café exatamente o que ela necessita – uma oportunidade de se proteger contra o risco da moeda e contra movimentos adversos na taxa de câmbio.” A volatilidade histórica dos preços do café encontra-se nos níveis mais altos de todas as commodities – quase 40%, numa média dos últimos 20 anos -, resultando em considerável risco assumido pelas indústrias de café da Colômbia e do Brasil. O açúcar 11, o maior mercado da Nybot, também experimentou substancial volatilidade nos últimos meses.

A administração de risco para hedgers e investidores nos mercados de café e açúcar é muito crítica nesses mercados tão voláteis. Os produtores de açúcar e café e outros na cadeia de comercialização na Colômbia e no Brasil precisam estar cientes dessa exposição e administrar o risco da taxa de câmbio do peso colombiano e do real brasileiro em sua flutuação contra o dólar norte-americano, explicaram os técnicos da bolsa. Por exemplo, a taxa histórica de 90 dias de volatilidade do peso colombiano contra o dólar norte-americano é de 9,1%, enquanto a taxa de flutuação média é de 6,34%. O histórico dos últimos 90 dias da flutuação do real brasileiro é de 12,62% em média e a volatilidade, de 8,5%.

Os contratos futuros em peso/dólar e real/dólar terão todos os 12 meses listados para negociação (um contrato para cada mês). Os contratos serão liquidados em dólares. O equivalente em dólares norte-americanos para ambos os novos contratos em pesos e reais é muito próximo ao valor estimado do contrato de café Nybot, tornando ambos contratos um hedge preciso para o risco cambial. As informações são da Dow Jones.

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.