Nutrição: Energéticos não são mais estimulantes que café, diz estudo
Segundo estudo, o único ingrediente estimulante do energético é a cafeína Foto: Getty Images
É comum que as pessoas consumam energéticos para espantar o sono e manter o cérebro em “alerta”. Mas de acordo com uma nova pesquisa publicada no jornal Nutrition Reviews, o único ingrediente que causa esse efeito é a cafeína. As informações são do Daily Mail.
Os pesquisadores mostram que, ainda que as bebidas energéticas sejam compostas por substâncias que prometem mais disposição, como taurina, guaraná e ginseng, “faltam evidências para provar que esses ingredientes, de fato, aumentam o desempenho”.
No levantamento, foram analisados dezenas de artigos para avaliar os efeitos de compostos que sugerem a melhora do desempenho físico e cognitivo, tanto isoladamente, como em combinação com a cafeína.
Com exceção de algumas fracas evidências para a glicose e o extrato de guaraná, os pesquisadores descobriram que outras substâncias não contribuem para o aumento do desempenho além da cafeína, que tem uma relevância significativa.
No início deste ano, um estudo descobriu que bebidas energéticas têm até 14 vezes mais cafeína do que outros refrigerantes. Além disso, os médicos contraindicam a bebida às crianças, já que o estimulante tem sido associado a convulsões, diabetes, problemas cardíacos e desordens comportamentais.