Ao todo, cerca de 50 mulheres cooperativistas participaram das agendas de capacitação
Por Cooabriel
Não apenas em cultivo ou colheita está resumido o agronegócio. O dia a dia das propriedades rurais exige atenção aos mais diversos aspectos administrativos, inclusive no que se refere a obrigações fiscais e a tributos.
Com o intuito de facilitar o acesso a conhecimentos e informações importantes dentro desta temática, o Núcleo Feminino da Cooabriel preparou dois eventos com foco em conceitos tributários, realizados no início do mês de maio, em Nova Venécia e São Gabriel da Palha.
Ao todo, cerca de 50 mulheres cooperativistas participaram das agendas de capacitação, que aconteceram através de parceria firmada com o Senar-ES. Conforme explica o gerente administrativo e financeiro da instituição, Welingtonglei Alexandre de Carvalho, o seminário de educação fiscal acontece em coparticipação com a Secretaria da Fazenda Estadual-SEFAZ/ES, através do Projeto “Conhecer para crescer”.
“O objetivo é elevar o nível de informações e esclarecimentos aos produtores rurais no detalhamento das suas obrigações fiscais, incluindo impostos, contribuições e outros, ajudando assim no entendimento dos seus deveres como contribuintes, além de evitar problemas com o fisco”, esclarece.
Ainda segundo Carvalho, através do seminário ganham destaque a divulgação dos direitos e a inclusão de benefícios advindos da sua regularidade fiscal, como os benefícios previdenciários, incentivos fiscais e acesso a programas governamentais. “Acreditamos que estimular a cidadania fiscal junto aos produtores rurais, através da sensibilização no seminário, ajudará a fortalecer a democracia e a construir um país mais justo e igualitário”, finaliza.
Como pontos de destaque nos eventos, foram esplanadas informações sobre o aplicativo Nota Fiscal Fácil – NFF, para emissão de documentos fiscais eletrônicos e que será de uso obrigatório para produtores a partir de janeiro de 2025, seguindo determinação do Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ.
Segundo a coordenadora do Núcleo Feminino da cooperativa, Nadya Bronelli, a busca constante por informações relacionadas a esses temas estimulou os encontros. “Nossa principal motivação foi a de capacitar nessa área que, embora seja presente e importante tanto no dia a dia quanto para o futuro das propriedades, tem sido pouco abordada”, analisa.
A cooperada Julyana Rigoti Ventorim participou da agenda em Nova Venécia e relata que o conhecimento adquirido será de grande valia na administração de sua propriedade. “O treinamento foi muito esclarecedor porque já nos orientou a respeito das mudanças na tributação. As informações foram passadas de forma didática. Foi muito importante para entendermos melhor as tributações nas nossas atividades econômicas”, afirma.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura