– 29/09/2005
O lançamento de novos Cafés Gourmet que estarão no mercado a partir de outubro, aconteceu nesta última quinta-feira, em São Paulo.
Conhecidos como Café Especial ou Gourmet possuem 100% de grãos Arábica que têm como característica gosto suave, aromático, redondo e achocolatado, diferente dos grãos Robustos que são mais resistentes e tem um sabor mais forte, encontrados em supermercados.
Os grãos Arábica de origem controlada apresentam menor quantidade de defeitos e originam-se apenas de grãos cereja (ápice de maturação do fruto) assim como devem ser cultivados com responsabilidade social a serem eco-sustentáveis.
São cafés produzidos com cerejas que mantêm um padrão de qualidade e características diferenciadas. Os fatores climáticos, o tipo de solo e as variedades genéticas que se adaptam corretamente a essas características, fazem do café de “origem demarcada” um segmento refinado.
A Daterra produz este tipo de café. Há 18 anos a fazenda tem como foco principal o mercado externo, para onde distribui 92% de sua produção para torradores da Inglaterra, Japão, Estados Unidos, Canadá, Austrália, França, Bélgica e Itália.
Entre as muitas premiações o Café Daterra foi eleito entre os 5 melhores cafés sustentáveis em todo mundo, pelo Concurso SCAA (Specialty Coffee Association of América). Atualmente conta com uma área de 6.800 hectares, tendo mais de 50 % preservado como reserva florestal e ambiental. O menu de cafés é composto por 18 tipos de cafés, cultivando 10 variedades de café Arábica.
O site do Ateliê Café (www.ateliecafe.com.br) que será lançado em outubro deste ano, será o primeiro no Brasil a oferecer um cardápio com variedade de cafés “Single Estate” ou Cafés de Origem, produzidos na mesma região. Um laboratório especial de controle vai garantir a qualidade dos grãos e da torra, feita somente após recebimento do pedido, com entrega ao cliente, em embalagens especiais com válvula.
Vale lembrar que o principal objetivo do projeto é de fornecer cultura sobre este ramo de produção tão pouca explorado e prestar todas as informações a respeito dos produtos, tais como: tempo de validade, como guardar e como preparar, para obter o melhor aroma e sabor.
Além dos Cafés produzidos pela Daterra, a proposta do Ateliê do Café é oferecer cafés premiados de outras fazendas do Brasil.