Publicação: 13/12/07
O porto de Santos, o maior da América Latina, terá a sua capacidade de movimentação de contêineres aumentada em cerca de 10% em 2011 com o início do terminal de contêineres Embraport. O Grupo Coimex e a construtora Odebrecht firmaram parceria para a construção de um novo terminal de contêineres e granéis líquidos com capacidade para 1,2 milhões de contêineres e 2 milhões de m³ de líquidos, principalmente o etanol. O Embraport receberá investimento de US$ 500 milhões e contempla, além das obras civis, equipamentos para a operação do terminal.
Até outubro, o porto de Santos movimentou 2,125 milhões de TEUs (contêineres de 20 pés), crescimento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram movimentados 1,986 milhões de TEUs.
A obra, segundo o grupo Coimex, deve ficar pronta em 2010 e pelas estimativas da companhia, já em 2011 será responsável por grande parte da movimentação de contêineres do Porto de Santos.
O Embraport será construído na margem esquerda do porto em uma área de 800 mil m². Na margem esquerda também está localizado o Tecon, Terminal de Contêineres, da Santos Brasil, hoje o maior terminal de movimentação de contêineres do País. Até outubro, passaram pelo Tecon 1,056 milhões TEUs, crescimento de 15,4% % em relação ao mesmo período do ano passado, 914,56 mil TEUs.
Pelo projeto, segundo o Coimex, o Embraport terá poderá ser um centro de conexão multimodal, conectando ramais ferroviários e rodovias. Procuradas, o Grupo Coimex e a Construtora Odebrecht não se manifestaram sobre o assunto.
Convênio garante plano de expansão
Além das obras do Embraport, o porto de Santos poderá ter sua capacidade aumentada com o projeto de expansão, o Barnabé-Bagre. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Secretaria especial de portos assinaram, ontem, convênio para o financiamento dos estudos de viabilidade para a construção do complexo.