Será implantado até a segunda quinzena de abril o sistema de pagamento por meio de cartões de débito e crédito – dando possibilidade de maior prazo para pagamento.
Produtores rurais terão mais facilidade para pagar suas compras no Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM), da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Será implantado até a segunda quinzena de abril o sistema de pagamento por meio de cartões de débito e crédito – dando possibilidade de maior prazo para pagamento.
A novidade faz parte de uma série de medidas de facilitação dos procedimentos para a execução das atividades agropecuárias que integram o Programa de Modernização e Desburocratização da Agricultura – Agrofácil SP, lançado no dia 20 de fevereiro pelo governador Geraldo Alckmin.
“Estamos modernizando os serviços da Secretaria para oferecer cada vez mais condições de trabalho ao nosso agricultor, deixar o cotidiano de trabalho mais produtivo, como sempre nos orienta o governador Geraldo Alckmin”, considerou o secretário Arnaldo Jardim. Atualmente, os produtores rurais adquirem as sementes, mudas, grãos, matrizes e análises laboratoriais do DSMM por meio de dinheiro ou via Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare-SP).
De acordo com Ricardo Lorenzini, diretor do Departamento, a medida oferecerá novas alternativas na forma de pagamento e facilitará o acesso dos produtores aos serviços e produtos oferecidos. “O pagamento poderá ser realizado por cartão nas funções débito ou crédito. A sistemática funcionará igual a uma loja comum, em que o produtor poderá se deslocar até uma das 22 unidades do DSMM, fazer sua compra e escolher a forma de pagamento”, explicou.
Para o produtor de leite Newton Malícia, que compra sementes da Cati há mais de 10 anos, a medida é positiva. “Compro aveia, milho, soja e, em algumas ocasiões, precisei pedir um prazo para pagar pelas sementes, já que o pagamento era feito só em dinheiro. Acho importante a implantação dos cartões já que, nem sempre, o produtor tem condições de pagar à vista pelos produtos”, avaliou.
Na Cati o produtor pode comprar:
Sementes
– Aveia Branca: IAC 7
– Aveia Preta: Embrapa 29
– Feijão: BRS Estilo, IAC Milênio e Pérola
– Girassol: Multissol
– Milho Variedade: AL 34, AL Avaré, AL Bandeirante, AL Piratininga, Cativerde 02
– Milho Variedade Orgânico: AL Avaré
– Sorgo: AL Precioso, Catissorgo
– Trigo: BRS 254, BRS 264, CD 150, CD 1252, IAC 370, IAC 385
– Triticale
Mudas florestais nativas e exóticas: aldrago, alecrim-de-campinas, alfeneiro, amendoim, angico, araribá, aroeira, casco-de-vaca, cabreúva, canafístula, canela, canjarana, capixingui, cássia, cedro, chapéu-de-sol, coração-de-negro, cordia, embaúba, embira-de-sapo, eritrina, eucalípto, figueira, flamboyant, guaçatonga, guajuvira, guapuruvu, guarantã, guarucaia, guatambu, embiruçu, ipê, jacarandá, jangada-brava, jatobá, jequitibá, louro, manacá-da-serra, maricá, monguba, monjoleiro, mutambo, óleo-de-copaíba, orelha-de-negro, paineira, pau-brasil, pau-cigarra, pau d’alho, pau-viola, pau-ferro, pau-formiga, pau-jacaré, pau-jangada, pau-marfim, pau-mulato, pau-pereira, peroba, pombeiro, quaresmeira, sabão-de-soldado, sangra d’água, sapucaia, saguaragi, sibipiruna, sombreiro, taiúva, tamanqueiro, tingui-preto e tipuana.
Mudas de frutíferas silvestres e raras: abio, abricó, acerola, amora branca, amora-preta, araçá, araticum, cabeludinha, cacau, cajá-manga, cajamirim, caju, calabura, cambuci, carambola, cereja-do-rio-grande, esfregadinha, fruta-do-conde, goiaba, graviola, grumixama, ingá, jabuticaba, jaca, jambo, jambolão, jenipapo, mangustão amarelo, pinha, pitanga, pitomba, romã, sapoti, seriguela, tamarindo, uva-japonesa e uvaia.
Frutíferas comerciais: abacate, ameixa, atemoia, caqui, castanha-portuguesa, citros, figo, goiaba, lichia, macadâmia, maçã, manga, maracujá, morango, nectarina, nêspera, nogueira-pecã, oliveira, pêra, pêssego e uva.
Materiais de propagação: borbulhas de caqui, ameixa, nectarina e pêssego, sementes de citros, pêssego, caqui, garfos para enxertia de abacate, atemoia, caqui, castanha, manga, nêspera, nogueira-pecan e videira, estacas de figo e videira, porta-enxertos de caqui, nêspera, nogueira-pecan e pêssego.