O novo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, assumiu a pasta nesta ontem, na sede da Secretaria, no lugar de Alberto José Macedo Filho. Cerca de 400 pessoas, entre prefeitos, vereadores, deputados, autoridades ligadas ao setor, representantes de entidades e do meio empresarial, participaram da cerimônia de transmissão do cargo.
O recém-empossado secretário João Sampaio garantiu a continuidade dos programas implantados, assim como o fortalecimento dos pólos tecnológicos agrícolas. “É da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo que saem novas tecnologias, assistência técnica e extensão rural de qualidade, serviços de defesa animal e vegetal, fiscalização dos produtos utilizados na produção e dos alimentos produzidos, atuamos direta e indiretamente na produção, comercialização e distribuição dos alimentos consumidos pela população paulista.”
Sampaio ressaltou a importância do estado dentro da agricultura brasileira. “São Paulo lidera os valores exportados pelo Agronegócio: lideramos a produção em cana de açúcar, laranja, limão, borracha natural, tomate e flores, somos os maiores em volume de gado abatido e exportado, lideramos em plantios florestais e a avicultura de postura. Temos uma participação muito importante na produção nacional de café, suínos e produtos lácteos. Somos quase 270.000 agricultores paulistas dos quais cerca de 70% têm menos de 50 hectares [ha] e 90% estão abaixo dos 200 ha. Os trabalhadores rurais assalariados estão próximos de 600.000 pessoas e desta forma estamos diretamente relacionados com quase um milhão de paulistas que vivem diariamente da nossa agricultura e a fazem líder e muitas vezes modelo para o Brasil”, afirmou.
Sampaio, que é economista e produtor rural, esteve à frente de diversas entidades ligadas ao agronegócio. Agora, como secretário de Agricultura, ele garante: “Trabalharemos juntos na construção de novos horizontes. Atuaremos, junto ao governador José Serra, na construção de um estado mais justo e digno, com o crescimento da renda e do emprego na Agricultura Paulista”.
Segurança
Uma Polícia ainda mais preparada, mais bem aparelhada, usando mais a inteligência do que a força e operando cada vez mais integrada é o compromisso declarado pelo secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, o advogado Ronaldo Marzagão, ao assumir o comando da Pasta, durante solenidade, ontem. Mais de 200 pessoas, entre autoridades representativas das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, parlamentares, convidados e familiares prestigiaram a cerimônia, na sede da Secretaria.
Confiante no empenho do Governo de São Paulo para aperfeiçoar a Polícia e na resposta da sociedade como parceira desse esforço, o secretário Ronaldo Marzagão reafirmou como prioridade “o combate implacável ao crime organizado e à criminalidade comum, seja em ações preventivas, seja em ações repressivas”. Enfatizando o respeito aos direitos humanos, o novo titular da SSP pregou equilíbrio entre a liberdade individual e a segurança coletiva “como forma de assegurar a ordem pública”.
Para concretizar esse conjunto de intenções, Marzagão ressaltou a importância de alguns aspectos que caracterizam o bom trabalho policial: investir nas ações de inteligência policial, na integração entre os diversos sistemas de inteligência, na modernização da tecnologia de informação e na qualificação profissional do efetivo policial.
Estatais
O secretário estadual de Administração e Gestão, Sidney Beraldo (PSDB), disse que a confirmação dos nomes dos presidentes das 19 empresas públicas ligadas ao governo estadual sairá em duas semanas.
A presidência do Metrô, por exemplo, deverá continuar nas mãos de Luiz Carlos Freyze David. Mas a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), hoje comandada por Edward Zeppo Boretto deverá ter nova diretoria.