Por meio de equipamentoscontrolados por satélite, o agricultor pode mapear a propriedade e otimizar aprodução
São Paulo, março de 2012 – O avançode tecnologias utilizadas para mapear a propriedade e otimizar a produçãoagrícola já é uma realidade no Brasil. De acordo com a Embrapa (EmpresaBrasileira de Pesquisa Agropecuária), a agricultura de precisão é um dos temascom maior potencial de crescimento no agronegócio. Com oapoio de equipamentos controlados por satélite, a exemplo do GPS (GlobalPositioning System) e de outras tecnologias de sensoriamento remoto, o agricultor podeobter dados confiáveis para gerenciar o manejo de solo, insumos e culturas, demodo adequado às variações espaciais e temporais em fatores que afetam aprodutividade das mesmas.
Técnicos especialistas eparceiros da Rede Agricultura de Precisão da Embrapa estão elaborando um estudodetalhado sobre o potencial de crescimento da agricultura no País com apoiodessa nova forma de gestão da lavoura. De acordo com Ricardo Inamasu,coordenador da Rede, o estudo deverá ser concluído no final de 2013. “Éfundamental que o agricultor esteja capacitado para usar as ferramentas de TI eanalisar os dados gerados pela agricultura de precisão”, afirma Inamasu.
Soluções em produtos e serviçospara atender esse mercado serão apresentadas na 19ª edição da Agrishow -Feira Internacional da Tecnologia Agrícola em Ação. A Alezi Teodolini,empresa especializada na venda e locação de equipamentos topográficos noBrasil, e agora também no mercado de agricultura de precisão, levará parao evento os monitores outback S3 e STS, utilizados no monitoramento de todas asetapas da plantação, desde a pulverização até a lavoura. Também são destaques opulverizador e controlador da seção outback AC110 e o piloto automático eDRiveX eDrive TC. Para o diretor de marketing da Alezi Teodolini, Rafael Guandalini,a agricultura de precisão é de extrema importância, pois é por meio dela que seaumenta a qualidade da produção.
Já Falker Automação Agrícolaapresentará o medidor eletrônico de teor de clorofila, cloroLOG, equipamentoque permite identificar o teor de clorofila de toda a lavoura. Os visitantestambém poderão conferir outras novidades no estande da empresa, como o medidoreletrônico de unidade do solo HidroFarm, o medidor eletrônico de compactação dosolo PenetroLOG e o software FalkerMap, usado para importar dados, gerar mapasinterpolador e visualizar e comparar mapas.
Iniciativa da ABIMAQ(Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) em conjunto coma ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), ANDA (Associação Nacional paraDifusão de Adubos) e SRB (Sociedade Rural Brasileira), a Agrishow esse ano estádividida em dez segmentos: aviação, irrigação, ferramentas,caminhões/ônibus/transbordos, máquinas para construção, agricultura deprecisão, armazenagem, pecuária, pneus e automobilístico.
Sobrea Agrishow
Completando em 2012 dezenove anos de história,a AGRISHOW – Feira Internacional da Tecnologia Agrícola em Ação – já estáconsolidada como a principal feira do setor agro na América Latina. Serão maisde 360 mil m² destinados à edição deste ano, serão palco de demonstrações demáquinas e equipamentos agrícolas das principais empresas do mercado, além derodadas de negócios e visitas técnicas. A organizadora espera receber umpúblico estimado de 150 mil compradores.
Mais informações:
AGRISHOW2012 – 19ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
Data: 30de abril a 4 de maio de 2012
Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira Km 321 – Ribeirão Preto/SP
Horário: das8h às 18h
Evento exclusivo para profissionais dosetor. É proibida a entrada de menores de 16 anos.