fonte: Cepea

Nova safra de café paulista deve contar com maior área em produção, mas o volume estimado é menor em função da bienalidade negativa

Relatório divulgado pelo Departamento Econômico da Faesp foi elaborado com base em dados da Conab

O primeiro levantamento de acompanhamento da safra de café de 2025, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), indica a produção de 4,61 milhões de sacas beneficiadas em São Paulo. Esse volume representa redução de 15,3% em relação à safra de 2024, que, embora considerada boa, foi impactada por adversidades climáticas e ocorreu em ciclo de bienalidade positiva. Mesmo em comparação com 2023, ano de bienalidade negativa, a queda ainda é significativa, de 8,3%.

A área total dedicada ao café no estado deve se manter estável em relação ao ano anterior, somando 198,3 mil hectares. Contudo, espera-se uma redistribuição entre a área em formação e a área em produção. A área em formação deverá ser reduzida em 81,5% nesta safra, caindo para 2,24 mil hectares, enquanto a área em produção deve crescer 5,3%, alcançando 196 mil hectares.

As adversidades climáticas enfrentadas em 2024 tornam o início da safra de 2025 preocupante. Ainda que as lavouras tenham priorizado a recuperação vegetativa após a boa produção da safra anterior, o clima seco, aliado à irregularidade das chuvas e ao calor intenso nas principais regiões produtoras, dificultou esse processo. Esse cenário comprometeu a recuperação das plantas durante o período de dormência, entre junho e julho de 2024.

Embora as condições tenham melhorado a partir de setembro, a fase de floração foi prejudicada pela alta taxa de queda de chumbinhos, em razão da escassez hídrica, das altas temperaturas e do esgotamento das lavouras, dada a alta carga produtiva em 2024. Com os cafezais atualmente em fase de frutificação, a Conab espera que as próximas etapas do ciclo ocorram sem maiores imprevistos. No entanto, a produtividade esperada para este ciclo é 19,6% inferior à do ano anterior, estimada em 23,5 sacas/ha.

Para acessar o relatório completo, clique AQUI. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.