fonte: Cepea

Nova safra de café paulista deve contar com maior área em produção

Volume estimado é menor em função da bienalidade negativa

12 de fevereiro de 2025 | Sem comentários Produção

O primeiro levantamento de acompanhamento da safra de café de 2025, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), indica a produção de 4,61 milhões de sacas beneficiadas em São Paulo.

Esse volume representa redução de 15,3% em relação à safra de 2024, que, embora considerada boa, foi impactada por adversidades climáticas e ocorreu em ciclo de bienalidade positiva. Mesmo em comparação com 2023, ano de bienalidade negativa, a queda ainda é significativa, de 8,3%.

A área total dedicada ao café no estado deve se manter estável em relação ao ano anterior, somando 198,3 mil hectares. Contudo, espera-se uma redistribuição entre a área em formação e a área em produção. A área em formação deverá ser reduzida em 81,5% nesta safra, caindo para 2,24 mil hectares, enquanto a área em produção deve crescer 5,3%, alcançando 196 mil hectares.

As adversidades climáticas enfrentadas em 2024 tornam o início da safra de 2025 preocupante. Ainda que as lavouras tenham priorizado a recuperação vegetativa após a boa produção da safra anterior, o clima seco, aliado à irregularidade das chuvas e ao calor intenso nas principais regiões produtoras, dificultou esse processo.

Esse cenário comprometeu a recuperação das plantas durante o período de dormência, entre junho e julho de 2024.

Embora as condições tenham melhorado a partir de setembro, a fase de floração foi prejudicada pela alta taxa de queda de chumbinhos, em razão da escassez hídrica, das altas temperaturas e do esgotamento das lavouras, dada a alta carga produtiva em 2024.

Com os cafezais atualmente em fase de frutificação, a Conab espera que as próximas etapas do ciclo ocorram sem maiores imprevistos. No entanto, a produtividade esperada para este ciclo é 19,6% inferior à do ano anterior, estimada em 23,5 sacas/ha.

Para acessar o relatório completo, clique AQUI. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.